Sessão de Esclarecimento - Projecto EXPORT Plus - Sistema de Apoio à Internacionalização das PMEs Agroalimentares Artesanais

Sessão de Esclarecimento
Sessão de Esclarecimento - Projecto EXPORT Plus  - Sistema de Apoio à Internacionalização das PMEs Agroalimentares Artesanais
Data: quinta, 18 de abril de 2024 17:00
Local: Salão da Assembleia Municipal da Sertã

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) vai dinamizar na Sertã no próximo dia 18 de abril, a partir das 17 horas, uma sessão de esclarecimento sobre apoio à internacionalização de pequenas e médias empresas agro-alimentares artesanais. A sessão decorrerá no Salão da Assembleia Municipal da Sertã e irá apresentar o projecto EXPORT Plus – Sistema de Apoio à Internacionalização das PME Agroalimentares Artesanais, que visa ajudar a melhorar a competitividade empresarial através da formação e capacitação, assim como gerar estruturas de apoio à sua expansão internacional nos mercados europeus.

O projeto EXPORT Plus destina-se a empresas do setor agroalimentar, com especial incidência nas fileiras do vinho, cervejas artesanais, licores, azeites, vinagres, azeitonas, mel, sal, ervas aromáticas, arroz, frutos secos, produtos de padaria, conservas de peixe e vegetais, compotas, enchidos, snacks e queijos, sediadas na NUT Beira Baixa, e que pretendam internacionalizar a sua atividade para mercados europeus.

De entrada livre, a sessão do dia 18 de abril surge na sequência do acordo de colaboração assinado recentemente entre o Município da Sertã e a AEBB. Serão esclarecidas dúvidas e apresentadas as linhas de ação do projeto EXPORT PLUS, que tem como eixos:
- a formação e capacitação das empresas agroalimentares que integram o projeto em termos de internacionalização;
- a criação de um catálogo online de produtos em várias línguas, bem como diferentes ferramentas digitais para apoiar a internacionalização das empresas;
- a criação de uma rede comum de representantes comerciais que desempenham as funções de promoção dos produtos nos diferentes mercados europeus selecionados;
- realização de diferentes atividades promocionais: presença em feiras internacionais, showrooms, promoções em pontos de venda e/ou missões inversas, etc..

Este projeto é dinamizado pela AEBB, LANDALUZ (Asociación Empresarial Alimentos de Andalucía), ANDANATURA (Fundación Andanatura para el Desarrollo Socieconomico Sostenible), CLUSAGA (Clúster Alimentario de Galicia), NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora) e AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria).