Dia da Leitura Planetária

MaratonaLeituraPlanetaria

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo". Este célebre excerto do poema «Tabacaria» de Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa) é o ponto de partida para uma das iniciativas mais ambiciosas da Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler, o Dia da Leitura Planetária.

Promovida pela Câmara Municipal da Sertã e pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, o Dia da Leitura Planetária decorrerá em simultâneo com a Maratona da Leitura – 24 Horas a Ler, que acontece entre as 10h00 dos dias 2 e 3 de julho de 2016 (UTC+0) e que tem em Fernando Pessoa a sua figura de destaque.

A mundividência do poeta português serviu de inspiração ao Dia da Leitura Planetária, um evento inédito e à escala global que pretende reunir pessoas e entidades em diversos locais do mundo com o único propósito de lerem Fernando Pessoa em voz alta. A leitura será transmitida em direto, com emissão televisionada num local público da vila da Sertã.

O desafio está actualmente a ser lançado a diversas bibliotecas da Europa e da América do Sul, decorrendo já contactos exploratórios com vista à operacionalização deste evento.
Entretanto, todas as entidades ou pessoas que queiram associar-se ao Dia da Leitura Planetária deverão reservar um período de tempo (entre 30 a 60 minutos), para participar. As inscrições serão submetidas através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível em https://goo.gl/ATiDfs. A participação é realizada através de uma ligação via Skype.

Carta de Princípios do Dia da Leitura Planetária