X Concerto Itinerante do Grupo Coral do Sertanense

X Concerto Itinerante do Grupo Coral do Sertanense
Data: domingo, 8 de janeiro de 2023 16:00
Local: Igreja Paroquial do Carvalhal

A Igreja Paroquial do Carvalhal é o cenário escolhido para receber, a 8 de janeiro, o décimo concerto do Ciclo de Concertos Itinerantes do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube pelas localidades do concelho da Sertã. Agendado para as 16 horas, o concerto conta com o apoio do Município da Sertã e da Junta de Freguesia do Carvalhal. Sob a direcção artística do Maestro Paulo Reis, serão apresentados temas como "Dona Nobis" (Mozart), "Hallelujah (Leonard Cohen, arranjo de Paulo Reis), "São Nuno Álvares Pereira" (Paulo Reis), "Raise Me Up" (Josh Groban, com arranjo de Paulo Reis), "Deus ao Mundo o Filho Deu" (Canon a 4 vozes, Alfred Stier) e "Linda Noite" (Canção Popular de Natal do Algarve com arranjo de Domingos Sequeira), entre outros.

De entrada livre, este concerto encerra a programação Sertã Espírito de Natal promovida pelo Município da Sertã para celebrar a quadra natalícia.

O Ciclo de Concertos Itinerantes do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube teve início em 2018, tendo já percorrido as localidades de Serra de São Domingos, Várzea dos Cavaleiros, Figueiredo, Sertã, Cumeada, Troviscal, Marmeleiro, Cernache do Bonjardim e Castelo. A iniciativa tem como objetivos a promoção da cultura, a divulgação do património e o combate à exclusão e isolamento social.

A antiga ermida de Nossa Senhora do Amparo deu origem em 1804 à nova igreja paroquial que, devido às suas reduzidas dimensões, teve de ser ampliada em 1826. A 10 de agosto de 1875 um terrível incêndio destruiu o templo, que seria reedificado dois anos mais tarde. A torre, por sua vez, só seria levantada em 1890. A igreja parece não ter agradado aos carvalhenses, que optaram, em 1938, construir uma nova igreja. Após alguns atrasos e diversas alterações no projeto, o novo templo foi inaugurado a 11 de agosto de 1957. Mais recentemente, em 2016, o templo foi alvo de um profundo restauro, tanto no exterior como no interior.

O Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube é um grupo cultural amador a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube, sendo constituído por cerca de 25 elementos da comunidade sertaginense. Iniciou a sua atividade em 2006 sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis. O historial do Grupo Coral conta já com diversas iniciativas de carácter cultural e social e atuações em Portugal e no estrangeiro, tendo também integrado diversos projectos europeus.