Workshop «Negócios Sustentáveis» - Empreendedorismo: da ideia ao negócio

Workshop «Negócios Sustentáveis» - Empreendedorismo: da ideia ao negócio
Data: sábado, 4 de fevereiro de 2023 10:00
Local: Clube da Sertã

Durante os meses de fevereiro e março, o projeto Fôlego dinamiza o workshop "Negócios Sustentáveis": terá início a 4 de fevereiro na Sertã, percorrendo também os concelhos de Mação (11 de fevereiro), Vila de Rei (25 de fevereiro), Proença-a-Nova (4 de março) e Oleiros (18 de março).

A sessão da Sertã intitula-se "Empreendedorismo: da ideia ao negócio", decorrerá a 4 de fevereiro no Clube da Sertã, das 10h às 13h30 e das 15 às 18h30m. Os diversos módulos do workshop serão dinamizados por empreendedores, artistas, profissionais, agentes locais e pessoas movidas pela criatividade e vontade de fazer, que irão demonstrar como criar, desenvolver e implementar negócios e ideias sustentáveis.

As inscrições são gratuitas, incluem almoço e decorrem online, sendo possível inscrever-se em um ou vários módulos: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd64ZJSdDPhgiSqrCKJ96jmD1lrPWKkSQRNM4L2zhzavsLaKQ/viewform

A primeira sessão decorre na Sertã e será dinamizada por Isabel Neves, que em junho de 2022 foi nomeada Presidente da Direcção da UNA – UNITED NATIONS PORTUGAL, instituição de direito privado dedicada ao apoio de organizações, iniciativas e projetos das Nações Unidas, como o desenvolvimento de ações e programas da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas ( World Federation of United Nations Associations). Licenciada em Ciências Jurídico Económicas (1985) pela Universidade Livre de Lisboa, Isabel Neves frequentou o Mestrado em Ciências Jurídico Comerciais na Universidade Católica de Lisboa (1986). Completou a sua formação jurídica com vários cursos e seminários em Direito Comunitário.
Advogada, é atualmente Coordenadora e Professora convidada na Pós Graduação de Empreendedorismo de Negócios da Universidade Europeia e Professora Convidada na Universidade Lusófona e na Coimbra Business School em Pós Graduações de Organização de Eventos ; na Porto Business School ( Ignition Program). É formadora em diversas áreas de Legislação Laboral.

4 FEV | EMPREENDEDORISMO: da ideia ao negócio
Formadora: Isabel Neves
Clube da Sertã

11 FEV | DESAFIOS CRIATIVOS: em cada esquina uma ideia
Formador: Miguel Abreu
Instituto Terra e Memória em Mação

25 FEV | COMUNICAÇÃO: Quem não aparece, esquece
Formadora: Susana Lopes
Mercado Municipal de Vila de Rei

4 MAR | LEGALIDADE: Mais vale prevenir que remediar
Formadora: Alexandra Saraiva Fonseca
Casa das associações em Proença-a-Nova

18 MAR | GESTÃO E FINANCIAMENTOS: O dinheiro não cai do céu
Formadora: Rita Guerreiro
Casa da Cultura de Oleiros

Sobre o Fôlego:

O FÔLEGO - programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – decorre no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

Mapa