XI Rali Histórico Vila da Sertã

XI Rali Histórico Vila da Sertã
Data: sábado, 1 de abril de 2023
Local: Concelho da Sertã

É já no dia 1 de abril que arranca na Sertã o Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica 2023, organizado sob a égide da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Promovido pelo Lusitânia Automóvel Clube com o apoio do Município da Sertã, a 11ª edição do Rali Histórico Vila da Sertã tem dimensão internacional e conta com um excelente lote de inscritos, quer em quantidade, quer em qualidade.

Apesar de as inscrições na prova só encerrarem no dia 27 de março, a Organização contabiliza até ao momento a participação de 40 equipas oriundas de várias regiões de Portugal e de Espanha, destacando-se entre as mesmas, concorrentes com um vasto palmarés e títulos na regularidade histórica.

Entre as 8 horas e as 9h45, as cerca de quatro dezenas de bólides do século passado poderão ser apreciados na Alameda da Carvalha, verificando-se a partida para a 1ª Secção, que ligará a Sertã a Cernache do Bonjardim, numa extensão de 132 km e nove provas especiais de classificação, no mesmo local.

As máquinas de tempos idos, verdadeiros ícones da indústria automóvel do Século XX, chegarão à Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim pelas 13 horas, Vila onde se procederá a uma neutralização para almoço.

A 2ª Secção da prova, com cerca de 175 km, terá início às 14h15, com a realização quase imediata da Street Stage de Cernache do Bonjardim, junto ao Campo de Ténis. A esta primeira prova de classificação do período da tarde, seguir-se-ão mais nove, até ao controlo horário de chegada, pelas 18h30, na Av. Padre Manuel Antunes (junto ao Centro Coordenador de Transportes), local onde terá lugar a Prova Complementar Vila da Sertã, com exibição associada de dois pilotos, que irão certamente deliciar o público com a sua mestria e espetacularidade ao volante. A exibição de perícia decorrerá entre as 17 e as 18 horas e possibilitará a participação do público na experiência de co-piloto (co-driver) mediante inscrição prévia. As inscrições são limitadas a 20 participantes. Os interessados em participar deverão ser maiores de idade e deverão inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando nome, data de nascimento, nif e contacto telefónico.