Encontro sobre “Atividade física em meio aquático e envelhecimento”

Desporto
Encontro sobre “Atividade física em meio aquático e envelhecimento”
Data: segunda, 3 de abril de 2023 10:00
Local: Casa da Cultura da Sertã

A 3 de abril, a Casa da Cultura da Sertã vai ser palco, entre as 10 e as 13 horas, de um encontro sobre "Atividade Física em meio Aquático e Envelhecimento". A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer trabalhos científicos sobre a atividade física em meio aquático e envelhecimento, divulgando os resultados de investigações desenvolvidas no concelho da Sertã no âmbito desta temática. De entrada livre, a iniciativa dirige-se à população em geral e aos participantes que integraram as amostras do estudo "Impacto do exercício físico em meio aquático em marcadores de risco de doenças cardiometabólicas, em idosos não-institucionalizados", cuja investigação científica decorreu na Piscina Municipal da Sertã entre 2018 e 2019.

Às 10 horas realiza-se a sessão de abertura com o discurso de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, seguindo-se José Pedro Ferreira, Deputado à Assembleia da República e docente da Universidade de Coimbra, que fará uma introdução ao projeto desenvolvido no Município da Sertã. Cerca das 10h30m, Carlos Farinha fará a apresentação dos resultados do estudo "Impacto do exercício físico em meio aquático em marcadores de risco de doenças cardiometabólicas, em idosos não-institucionalizados" que realizou no concelho da Sertã, no âmbito da sua tese de doutoramento. Seguem-se as apresentações "Envelhecimento e sistema imunológico" por Ana Teixeira (Universidade de Coimbra), "Envelhecimento e aptidão funcional" por João Serrano (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e "Envelhecimento e sistema cardiovascular" por Helder Santos (Universidade de Coimbra), após a qual finalizará o encontro. Para mais informações sobre esta iniciativa os interessados deverão contactar a Piscina Municipal da Sertã através do 274 604 401.