XIV Aniversário da Canonização - Romaria a São Nuno de Santa Maria

Comemoração
XIV Aniversário da Canonização - Romaria a São Nuno de Santa Maria
Última data: domingo, 30 de abril de 2023
Local: Cernache do Bonjardim
Todas as datas
  • De quarta, 26 de abril de 2023 a domingo, 30 de abril de 2023

Cernache do Bonjardim volta a vestir-se de gala, entre os dias 26 e 30 de abril, para comemorar o XIV aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria. Nestes dias de festa em que decorre a já habitual Romaria a São Nuno de Santa Maria, a vila e toda a freguesia recebem um programa bastante variado de atividades, em que o sagrado e o profano se encontram em perfeita comunhão.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, destaca “a Romaria a São Nuno de Santa Maria como um momento importante na vida não só de Cernache do Bonjardim, mas de todo o concelho da Sertã, porque se festeja a canonização de um dos seus filhos pródigos”.

Para o autarca, a “Romaria é uma marca que importa potenciar e alavancar, através do turismo religioso e de uma forte associação simbólica à figura de São Nuno de Santa Maria, enquanto metáfora e modelo de humanidade”.

Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que organiza esta romaria conjuntamente com a Câmara Municipal da Sertã, sublinha a “relevância deste evento por nos lembrar o homem que nasceu há 662 anos em Cernache do Bonjardim e que é um exemplo ímpar de dedicação aos outros, sobretudo aos mais pobres e necessitados, e defensor de causas nobres e leais”.

Carlos Miranda e Maria João Ribeiro estarão presentes, no dia 26 de abril, na cerimónia de abertura desta Romaria, que decorre a partir das 18h30 no edifício-sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. No mesmo dia, mas pelas 21h30, acontecem as «Orações a São Nuno», em diversas capelas e igrejas desta União de Freguesias.

O programa segue no dia 28 de abril, com um concerto na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, às 21h30, do projeto Cordis.

As atividades previstas para 29 de abril têm o seu início logo pela manhã (9h), com a abertura da Feira de Objetos Usados e Velharias/Artesanato, no Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim. Meia hora depois, avança a animação de rua.

Na parte da tarde, às 15h, o auditório do edifício-sede da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais recebe uma palestra sobre São Nuno de Santa Maria, com o historiador José Eduardo Franco e moderação a cargo do jornalista Rui Pedro Lopes. A sessão conta também com a presença de Sua Alteza Real, Senhor Dom Duarte Pio de Bragança.

A noite do dia 29 de abril tem um dos seus momentos altos na Procissão das Velas, pelas 21h, com início na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim. Seguem-se depois dois concertos no Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim: Couple Coffee (22h30) e Os Red (0h).

Quanto ao último dia (30 de abril), o programa compreende, a partir das 9h, a saída em romaria dos elementos de várias capelanias e associações desta União de Freguesias rumo à vila de Cernache do Bonjardim, onde às 10h30 tem lugar o hastear da Bandeira Nacional, junto à Estátua de D. Nuno Álvares Pereira, acompanhado de arruada com a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense.

Quando o relógio marcar 11 horas dar-se-á início à Eucaristia Dominical de Ação de Graças a São Nuno de Santa Maria, na Igreja do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, seguida de cortejo até aos Paços do Bonjardim.

A tarde do último dia é preenchida por uma arruada, protagonizada pela Associação «Os Tambores de Casal da Madalena» (12h30), seguida pela receção dos ranchos convidados para o XXXVII Festival de Folclore, no auditório do edifício-sede da Junta de Freguesia (15h) e consequente desfile pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim (15h30). Meia hora mais tarde arranca o Festival de Folclore, junto ao Mercado Municipal de Cernache do Bonjardim.

Refira-se que, entre os dias 26 e 28 de abril, decorrem inúmeras atividades com os alunos das escolas do Agrupamento de Escolas da Sertã, Instituto Vaz Serra e Centro Social São Nuno Santa Maria. Nas mesmas datas, acontecem igualmente visitas guiadas ao Seminário das Missões destinadas ao tecido empresarial do concelho da Sertã.

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies