Documento do Mês

Local: Edifício Paços do Concelho da Sertã
Todas as datas
  • De quarta, 1 de maio de 2024 a sexta, 31 de maio de 2024

Neste mês de maio teve início, no Edifício dos Paços do Concelho, a iniciativa "Documento do Mês", que consiste em dar a conhecer o património bibliográfico e arquivístico à guarda dos arquivos da Câmara Municipal da Sertã. Todos os meses será escolhido para exposição um documento integrante do Arquivo Municipal, sendo que a escolha do mesmo irá basear-se no conteúdo, nas características do suporte, na ligação a efemérides ou na beleza iconográfica.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera que "iniciativas como esta desempenham um papel fundamental na educação e consciencialização da comunidade local sobre a história, cultura e acontecimentos relevantes do seu concelho". O autarca acrescenta que este projeto "é culturalmente enriquecedor, revitalizando a ligação da população à sua história, mantendo bem vivas as suas raízes históricas".

Até ao final do mês de maio, o documento exposto é a Ata da Reunião da Câmara Municipal do dia 7 de maio de 1974: trata-se da primeira Ata elaborada após a Revolução do 25 de Abril de 1974 presidida pelo então Presidente da Câmara Municipal, José Antunes. Este documento aborda diversos assuntos tais como as pretensões dos munícipes em relação ao licenciamento de obras, atravessadouros, reclamos luminosos, concessão de terreno no cemitério e a deliberação sobre pagamentos ao pessoal e despesas correntes. Na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal enviou um telegrama ao Presidente da Junta de Salvação Nacional e ao Exército Português onde apoiava o programa dessa Junta, prometendo a colaboração para o progresso do concelho e bem-estar do país.

Para contribuir para um bom acervo histórico do concelho, todas as pessoas que tenham fotografias, cartazes ou outros documentos sobre acontecimentos, pessoas ou locais relevantes do concelho da Sertã, poderão contactar o Arquivo da Câmara Municipal da Sertã, através do telefone 274600300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .