Documento do Mês

Local: Câmara Municipal da Sertã
Todas as datas
  • De segunda, 1 de julho de 2024 a quarta, 31 de julho de 2024

No mês de julho, a iniciativa "Documento do Mês" destaca o Projeto da 1.ª edição do Festival de Gastronomia - Maranho e Bucho, que decorreu na Sertã, de 8 a 10 de julho de 2011. Este projeto foi apresentado na reunião de Câmara no dia 15 de junho de 2011, presidida pelo então Presidente José Farinha Nunes, tendo sido aprovado por unanimidade pelo executivo.

Esta primeira edição decorreu na Alameda da Carvalha, na Sertã, de 8 a 10 de julho, e teve como objetivo não só promover a investigação do património gastronómico, nomeadamente o receituário, a arte e técnica de cozinha tradicional, os seus produtos, a evolução, cozinheiros famosos, relacionamento arte popular/gastronomia, pesquisas das antigas casas de cozinha da região, como também a defesa e divulgação da autenticidade da verdadeira gastronomia Sertaginense e a sensibilização dos proprietários de unidades hoteleiras e dos restaurantes do Concelho e de outras regiões localizadas no país ou no estrangeiro, com vista à apresentação permanente da gastronomia Sertaginense, bem como dos seus vinhos. Realizado pela primeira vez há 13 anos, este certame celebra a cozinha tradicional portuguesa e da região centro, tendo como principais iguarias o Maranho da Sertã e o Bucho Recheado, os Cartuchinhos de Cernache do Bonjardim, a par da Sopa de Peixe do Rio e dos vinhos.

A iniciativa "Documento do Mês" consiste em dar a conhecer o património bibliográfico e arquivístico à guarda dos arquivos da Câmara Municipal da Sertã. Todos os meses é selecionado para exposição um documento integrante do Arquivo Municipal, sendo que a escolha do mesmo se baseia no conteúdo, nas características do suporte, na ligação a efemérides ou na beleza iconográfica. O documento está exposto na Câmara Municipal da Sertã e poderá ser consultado até 31 de julho, nos dias úteis, das 9 horas às 12h30m e das 13h30m às 17 horas.

Todas as pessoas que tenham fotografias, cartazes ou outros documentos sobre acontecimentos, pessoas ou locais relevantes do concelho da Sertã poderão contribuir para o incremento do acervo histórico do concelho da Sertã. Para o efeito, poderão contactar o Arquivo da Câmara Municipal da Sertã, através do telefone 274600300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .