"Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; o Homem, o Político e a Obra”

Apresentação de Livro
Data: sábado, 5 de outubro de 2024 09:30
Local: Câmara Municipal da Sertã

Este ano, o Município da Sertã assinalará o 5 de outubro, dia da Implantação da República, com a apresentação do livro "Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; o Homem, o Político e a Obra", de Pedro Marçal Vaz Pereira. O Edifício dos Paços do Concelho da Sertã receberá às 9h30 a cerimónia do Hastear da Bandeira com a participação da Filarmónica União Sertaginense, seguida da apresentação da obra bibliográfica sobre Abílio Marçal. Este livro é uma viagem pelos 58 anos de vida do proeminente político, natural de Cernache do Bonjardim e "uma das principais figuras da Primeira República portuguesa e do concelho da Sertã, que deixou a sua marca na história do mesmo" destaca Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã.

A cerimónia de apresentação do livro "Abílio Marçal: Um Republicano das Beiras; O Homem, o Político e a Obra" contará com intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Maria João Ribeiro, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, António José Simões, Presidente da Direção do Clube Bonjardim, Lurdes Além, Diretora de Filatelia dos CTT e Pedro Marçal Vaz Pereira, autor da obra. Na sessão será também lançado um bilhete-postal de correio alusivo a Abílio Marçal. Refira-se que esta biografia é uma edição do Clube Bonjardim e conta com o apoio do Município da Sertã, tendo já sido anteriormente apresentada na Biblioteca Passos Manuel, na Assembleia da República, em Lisboa.

Abílio Marçal (1867-1925) foi um homem influente, desempenhou funções na presidência da Câmara Municipal da Sertã e da Administração do Concelho, tendo ficado associado à concretização de muitas obras. Foi um proeminente político republicano, eleito deputado em quatro legislaturas e chegou a presidente da Câmara dos Deputados em 1920. Esteve sempre muito ligado à vida do Instituto de Missões Coloniais (Seminário das Missões), em Cernache do Bonjardim, de que foi diretor e grande entusiasta. O dia 5 de outubro assinala a Implantação da República Portuguesa: foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro, culminando em vitória na madrugada do dia 5 de outubro de 1910. Esta revolução destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.