“Casimiro Freire: o Republicanismo e a Instrução Popular”

Apresentação de Livro
“Casimiro Freire: o Republicanismo e a Instrução Popular”
Data: sexta, 11 de outubro de 2024 18:00

A Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno vai acolher a apresentação do livro "Casimiro Freire: o Republicanismo e a Instrução Popular", no dia 11 de outubro, às 18 horas. Com organização de Joaquim Pintassilgo e Isabel Freire Ferreira, a obra é um "importante documento cultural e histórico", considera Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã. "Documentar a vida e a obra de pessoas notáveis do concelho é fundamental para o entendimento da nossa sociedade e, no caso de Casimiro Freire, além de dar a conhecer uma pessoa ilustre do concelho da Sertã, perpetua o seu importantíssimo contributo no campo da Educação e do ensino".

A apresentação inicia-se às 18 horas com um momento musical proporcionado pela Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, abrindo espaço para as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, Manuel Dias, organizadores do livro, Joaquim Pintassilgo e Isabel Freire Ferreira, e alguns autores – Carlos Manique, Elsa Rodrigues e Marta Martins.

Casimiro Freire (1843-1918) foi uma importante figura no combate ao analfabetismo em Portugal no período transitório entre a Monarquia e a República. Defendia que a expansão da alfabetização e da escolarização eram fatores essenciais e decisivos para o progresso do país. Nesse sentido, foi um dos maiores difusores da metodologia de ensino de leitura de João de Deus, tendo fundado em 1882 a associação que hoje é conhecida como a Associação de Jardins-Escolas João de Deus. À época, 80% da população portuguesa era iletrada e, até 1920, a associação alfabetizou vinte e oito mil adultos e crianças. Neste iniciativa, Casimiro Freire foi acompanhado por destacadas personalidades como João de Barros, Bernardino Machado, Jaime Magalhães Lima, Francisco Teixeira de Queiroz, Ana de Castro Osório, Homem Cristo, entre outros.

Publicado em 2020, o livro "Casimiro Freire: o Republicanismo e a Instrução Popular" surgiu na sequência da exposição "Casimiro Freire – Fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução popular", que decorreu na Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno em outubro de 2018, altura em que se assinalou o centenário da sua morte. Produzida por Isabel Ferreira, com o apoio do Município da Sertã e da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, esta exposição esteve durante o ano seguinte em itinerância para a divulgação da obra de Casimiro Freire, culminando num colóquio no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Com o confinamento provocado pela pandemia do Covid-19, o lançamento do livro foi sendo adiado - teve uma breve apresentação via zoom em novembro de 2020, e vai agora ser apresentado presencialmente em Pedrógão Pequeno, de onde Casimiro Freire era natural.