“Porque é que estou aqui?”

Apresentação de Livro
“Porque é que estou aqui?”
Data: sábado, 12 de outubro de 2024 15:00
Local: Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes

"Porque é que estou aqui?" é o novo título da sertaginense Joana M. Lopes, que vai ser apresentado a 12 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, numa iniciativa com o apoio do Município da Sertã.

A obra dirige-se aos mais pequenos e a apresentação irá ser feita por Sofia Branco e Érica Luz. A sessão contará também com a presença da autora, que participará numa sessão de autógrafos.

"Porque é que estou aqui?" é um livro infantil mas adequado a todas as idades, que fala sobre a jornada que fazemos até chegar a quem somos. Conta a história de um explorador corajoso que decide embarcar numa aventura inesquecível em busca da resposta que dá nome ao livro.

Viajando por desertos e montanhas, searas e savanas, encontrará criaturas extraordinárias, descobrindo como cada ser, grande ou pequeno, contribui de forma única para o mundo. Em cada passo e em cada encontro, aprende valiosas lições sobre a vida, o amor e o verdadeiro significado da palavra propósito.

Joana M. Lopes nasceu em 1984 e tem-se destacado no cenário literário português. Em 2014 publicou a sua primeira obra, que foi vencedora da primeira edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, com o livro "De onde vêm as bruxas". Desde então, conta já com mais de uma dezena de livros dedicados ao público infantil, onde se destacam, por exemplo, "Corações aos Milhões" (premiado com o selo Cátedra da Literatura da UNESCO, no Brasil); "Quando estou feliz/Quando estou triste" (integrado no Plano Nacional de Leitura); "Cabeça de Andorinha" (obra escolhida para adaptação em Língua Gestual Portuguesa, no contexto do projeto de leitura inclusiva "Desculpas para ler"), entre outros. Além deste género literário, Joana M. Lopes, conta com vários contos publicados em coletâneas nacionais, dois romances e, mais recentemente, com o livro de poesia "Demolição", publicado em novembro de 2023. O seu percurso como escritora também já subiu ao palco com a peça "Blind Date", escrita em conjunto com Afonso Cruz. Além da literatura, Joana M. Lopes é também artista plástica.

Sofia Costa e Érica Luz têm várias coisas em comum: ambas são de Lisboa e decidiram vir morar para a Sertã, da mesma forma que as duas são artesãs e apaixonadas por bonecas de pano. Ambas têm projetos ligados ao artesanato, à costura e às atividades infantis. Sofia Branco é criadora do projeto e da marca MariUp, que entre bonecas de pano personalizáveis, abraça uma série de projetos dirigidos ao público infantil, com o principal objetivo de fomentar o gosto pelos livros e pelas histórias, incentivando as crianças a levar a leitura como uma brincadeira agradável. Érica Luz é diretora pedagógica de um projeto do 1º ciclo, onde também é professora, que pretende focar-se na educação pela arte e pela cidadania. Ilustradora nas horas vagas, é também criadora do projeto Senhorinha – bonecas de pano.

De entrada livre, a apresentação do novo livro de Joana M. Lopes "Porque é que estou aqui", da editora Zero a Oito, acontece na Biblioteca Municipal da Sertã a 12 de outubro pelas 15 horas.