Documento do Mês - Outubro

Local: Câmara Municipal da Sertã
Todas as datas
  • De terça, 1 de outubro de 2024 00:00 a quinta, 31 de outubro de 2024 00:00

No mês em que se celebra a Implantação da República em Portugal (5 de outubro), a iniciativa "Documento do Mês" associa-se às comemorações desta data histórica, dando a conhecer a fotografia intitulada "Republicanos no Concelho da Sertã", relembrando o dia histórico que se viveu em 1910.Na foto, gentilmente cedida ao Arquivo Municipal da Sertã por um conterrâneo, identificam-se, de pé, Luiz Domingues da Silva, Floriano Bernardo de Brito e Henrique Pires de Moura e, sentados, Zeferino Lucas e José Carlos Ehrhardt.

A Implantação da República foi um momento marcante para o país. Se, em Lisboa, palco de toda a ação, os eventos foram vividos de uma forma muito mais intensa, no interior rural do país não foram verificados conflitos. A notícia chegou, à maioria dos locais por telégrafo, e os relatos da proclamação da República no concelho da Sertã são conhecidos por jornais de circulação nacional da época, como "A Lucta" e o "Século".

À época não se publicavam jornais periódicos, pelo que um dos primeiros relatos, surge no dia 9 de outubro, no jornal "O Século". Aqui, contava-se que a Sertã não recebia, desde o dia 5, jornais nem correspondências particulares de Lisboa, tendo apenas conhecimento de um "princípio de levantamento revolucionário nessa cidade". Porém, a 6 de outubro receberam notícias de Tomar "dando a República como implantada e o nome do presidente e membros do governo provisório, o que causou grande regozijo em todo o povo. Pelas 11 horas da noite, ao confirmar-se a notícia, a Philarmonica Patriótica, com grande massa de povo à frente, percorreu as ruas d'esta villa, levantando-se muitos vivas à república e subindo no ar muitos foguetes".

A completar este cenário, encontra-se o artigo do jornal "A Lucta", publicado a 11 de outubro de 1910, enviado por um correspondente da Sertã a 8 de outubro. Neste artigo, pode ler-se que um grupo de populares com os "Srs. Drs. José Carlos Ehrhardt, Tasso de Figueiredo, Zeferino Lucas, Luiz Domingues da Silva, Carlos Figueiredo, Henrique e Alberto Ehrhardt içou a bandeira encarnada e verde na Câmara Municipal, que foi acolhida com uma estrondosa salva de palmas e muitos foguetes e percorreu com uma philarmonica as ruas da vila, levantando muitos vivas à República, armada e exército, que eram delirantemente aplaudidos".

Relembramos que a iniciativa "Documento do Mês" procura dar a conhecer o património bibliográfico e arquivístico à guarda dos arquivos da Câmara Municipal da Sertã. Todos os meses é selecionado um documento para exposição, que pode ser apreciado nos dias úteis, das 9 horas às 12h30m e das 13h30m às 17 horas, à entrada do edifício camarário.

De modo a complementar este património bibliográfico e arquivístico, o arquivo Municipal deixa o apelo a quem tenha fotografias, cartazes ou outros documentos sobre acontecimentos, pessoas ou locais relevantes do concelho da Sertã, que contribuam para o incremento do acervo histórico do concelho da Sertã. Para o efeito, poderão contactar o Arquivo da Câmara Municipal da Sertã, através do telefone 274600300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .