Canta Liberdade

Concerto
Canta Liberdade
Data: sábado, 3 de maio de 2025 21:30
Local: Casa da Cultura da Sertã

Depois do sucesso da primeira edição, realizada em 2024, o concerto "Canta Liberdade" volta a reunir no palco da Casa da Cultura grupos musicais do concelho da Sertã, para celebrar o 25 de Abril. O concerto acontece a 3 de maio (sábado), pelas 21h30 horas e a entrada é gratuita mediante apresentação de bilhete previamente levantado no local do espetáculo.

À semelhança da primeira edição deste concerto, em palco estarão o Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã, Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, Tuna da Academia Sénior da Sertã, Coro de Gigantes e Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube. Estes grupos irão tocar e cantar temas ligados à Liberdade e ao 25 de Abril, interpretando temas de Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Adriano Correia de Oliveira, passando também por músicas tradicionais ou mais contemporâneas.

A entrada é gratuita mediante apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã (sem possibilidade de reservas).

Sobre os grupos:

Grupo Instrumental do CCD Sertã

Fundado em 1994, este grupo instrumental dedica-se à música tradicional portuguesa, interpretando peças do cancioneiro nacional, das mais tradicionais às mais recentes, utilizando essencialmente instrumentos tradicionais como o bandolim, bandola, viola ou acordeão. O grupo é dirigido pelo maestro Carlos Salvado, mentor deste projeto, que o abraçou desde a sua formação. Além do grupo instrumental, este projeto do CCD abrange também uma escola de música aberta à população.

Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã:

O Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, surgiu no ano de 2015, tendo a particularidade de ser constituído por séniores. O grupo valoriza a música tradicional portuguesa, apresentando um vasto repertório com canções de norte a sul do país. Apresenta também um grande leque de canções de Abril onde realçam Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, entre outros.

Tuna da Academia Sénior da Sertã
Fundada em outubro de 2015, no âmbito da disciplina de Música desta Academia, lecionada pela professora Sílvia Mendes de Sousa, que ainda hoje é a maestrina deste conjunto. Se na sua formação inicial constavam 24 elementos, a maioria dos quais ainda hoje a integra, atualmente, é composta por cerca de 44 tunos. Além da voz, a Tuna da Académia Sénior da Sertã utiliza variados instrumentos musicais, explorando diversas temáticas e abordagens musicais.

Coro de Gigantes

O Coro de Gigantes é uma formação comunitária, livre e inclusiva, criada no início de 2024 numa parceria entre a Casa de Gigante - Associação Mandriões no Vale Fértil e Joana Rios, que assumiu a direção artística e musical. Ensaia regularmente no Vale do Pereiro, atuando em eventos públicos mais ou menos formais.

Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube

É um grupo coral a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube. Iniciou a sua atividade em 2006 sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis, sendo constituído por cerca de 30 elementos da comunidade sertaginense, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, numa perspetiva inclusiva. A promoção e a difusão da cultura através da música coral a vozes são objetivos deste grupo coral, fomentando o desenvolvimento pessoal e social dos elementos que o integram e da comunidade em que se insere, promovendo a imagem da Sertã a nível local, regional e internacional. O reportório do Grupo engloba músicas portuguesas e tradicionais portuguesas, assim como músicas internacionais.

 

 

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies