A Escola Expõe – “EuAlinho”

Local: Casa da Cultura da Sertã
- De quarta, 7 de maio de 2025 09:00 a segunda, 30 de junho de 2025 17:00
De 7 de maio a 30 de junho, a Casa da Cultura da Sertã tem patente a exposição "A Escola Expõe", sob o tema "EuAlinho", com especial enfoque no Ciclo do Linho. Integrado no Projeto Cultural de Escola (PCE), no âmbito do Plano Nacional das Artes, esta exposição apresenta trabalhos diversos e nos mais variados suportes, dos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), desde o pré-escolar ao secundário.
A escolha do tema, centrada no Ciclo do Linho, prende-se com a sua identificação como elemento representativo do património cultural do concelho da Sertã. Resulta de uma abordagem interdisciplinar, que envolveu os diferentes níveis de ensino do AES, em articulação com diversas artesãs e entidades : a residência artística com a designer têxtil Vera Loureiro (que iniciou em março e decorrerá até ao final de maio), as artesãs locais Luísa Francisco e Carmina Alves, integrantes do NuMoas, com quem os alunos tiveram várias sessões educativas e aprenderam a trabalhar o linho, e ainda com a Rede de Bibliotecas da Sertã que integra as bibliotecas escolares e a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e a Câmara Municipal da Sertã.
Em exposição estarão os vários trabalhos realizados pelos alunos, do pré-escolar ao secundário, desde ilustrações a desenhos, tapeçarias, bordados, ou até vídeos ilustrativos de músicas e coreografias que versam a temática da produção e ciclo do Linho. Atendendo ao elevado número de trabalhos realizados pelos alunos (cerca de 500), e considerando todo o seu valor educativo, a exposição dos trabalhos será rotativa, apresentando diferentes trabalhos ao longo dos dois meses de exposição e permitindo a apresentação de um maior número de trabalhos.
Este projeto cultural tem como objetivo fomentar o contacto direto dos mais novos com a cultura local e promover experiências e atividades culturais, de forma a consolidar aprendizagens e valorizar a cultura e tradições locais.
O Plano Nacional das Artes, desenvolvido pelas áreas governativas da cultura e da educação, pretende tornar as artes mais acessíveis, principalmente aos mais novos, e através da comunidade educativa, promover a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
A exposição "A Escola Expõe" poderá ser apreciada até 30 de junho, na Casa da Cultura da Sertã, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos fins de semana sempre que decorram eventos naquele espaço.