Pátio das Freguesias

Local: Alameda da Carvalha
- De quinta, 17 de julho de 2025 20:00 a domingo, 20 de julho de 2025 20:00
De 17 a 20 de julho, a Alameda da Carvalha, na Sertã, torna-se palco do Festival de Gastronomia do Maranho, certame que, ao longo das suas 13 edições, tem-se revelado como um importante embaixador da gastronomia, tradições, usos e costumes do concelho da Sertã.
A celebração da herança cultural ganha mais expressão no "Pátio das Freguesias", local privilegiado para conhecer "o património cultural do concelho, assim como os traços que nos distinguem em termos de identidade", relembra Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, acrescentando que este espaço conta "com o apoio imprescindível das Juntas de Freguesia, massa associativa do concelho e outros agentes locais, que trazem a este 'pátio' momentos únicos de afirmação da nossa cultura e identidade".
Assim, quase que como um festival dentro do próprio festival, o "Pátio das Freguesias" apresenta um programa próprio, onde cultura e tradição têm toda a voz, animando o recinto do Festival de Gastronomia do Maranho antes da abertura do Palco Principal. Este ano, o espaço é inaugurado pelo Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, com espetáculo marcado para às 20 horas do dia 17 de julho. Na sexta-feira, dia 18, a programação do Pátio das Freguesias inicia-se às 15 horas, com o Showcooking do Chef Vítor Adão. Natural de Chaves, já foi pastor e é, desde 2019, dono do restaurante "Plano", em Lisboa que, entre muitos outros prémios e distinções, se destacam a recomendação pelo Guia Michelin 2025, ou o prémio de "Restaurante do Ano 2024". Segue-se, às 16 horas, a mostra "Sons do Rio Zêzere" com Luís Antero, uma exposição criada no âmbito do Festival Gastronómico Peixe do Rio, e instalada em permanência na Várzea de Pedro Mouro, local onde o trabalho artístico desta exposição foi recolhido. Às 19 horas é a vez do Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) apresentar o seu projeto "EuAlinho". Com foco no Ciclo do Linho e integrado no âmbito do Plano Nacional das Artes, este projeto multidisciplinar envolveu os diferentes níveis de ensino do AES, em articulação com diversas artesãs e entidades do concelho. A encerrar o pátio nesta sexta-feira, seguem-se dois momentos musicais: José Gil (das 20 às 20h30) e UTO (das 20h30 às 21 horas).
Durante o fim de semana o Pátio das Freguesias inicia as suas atividades logo pela manhã. Sábado, dia 19 de julho, a manhã é dedicada na íntegra às freguesias do concelho e suas iguarias culinárias: pelas 10 horas a Freguesia do Cabeçudo dá as conhecer as suas tradições; entre as 11 e as 12 horas a União de Freguesias de Cumeada e Marmeleiro faz uma demonstração de Pão Caseiro Tradicional; Segue-se a Freguesia do Troviscal, às 12 horas, com a apresentação das "Ementas Antigas para dias de Festa" e, às 14 horas, a Freguesia da Várzea dos Cavaleiros traz os seus "Bolos Fintos".
No período da tarde, pelas 15 horas, Milu Antunes (Bitacaio) e Cláudia Cavaco (Faz-de-Contas) apresentam o seu projeto social "Copas de Amor", que ajuda mulheres com Cancro da Mama através de copas feitas em croché. Às 16 horas, são apresentadas as Histórias do Coração Verde – projeto intergeracional e participativo, que integra a Iniciativa de Participação Climática da Fundação Calouste Gulbenkian, com as vozes de Amioso, Macieira e Sertã sobre os incêndios de 2017. Segue-se às 17 horas as "Conversas de Cozinha" que trazem um olhar sobre a história, a tradição e a memória do protagonista deste festival, o Maranho da Sertã. Às 18 horas é apresentada a nova exposição permanente do Núcleo Museológico de Pedrógão Pequeno, dedicada às "Estelas Funerárias Templárias" e às 18h30, o Movimento Ação Ecológica (MAE) apresenta o projeto Fundação Terra Agora, que consiste numa gestão agroflorestal regenerativa de terrenos doados. O pátio das freguesias encerra com um momento musical a cargo da Escola de Acordeão da Sertã, das 19h30 às 20h30.
Para o último dia do festival, o programa do Pátio das Freguesias tem agendado, a partir das 10 horas, a entrega de prémios da Mini Maratona Ente Vilas, que este ano contará com a presença de Carlos Lopes. Pelas 14 horas são conhecidas as "Artes e Ofícios da Freguesia da Sertã" e, pelas 15 horas há showcooking com a chef Lídia Brás. Proprietária do restaurante Stramuntana, leva até Vila Nova de Gaia o respeito pela tradição e pelos sabores transmontanos, misturando o mirandês com o prazer e o amor de cozinhar. A partir das 16h30, o Pátio das Freguesias prepara-se para uma tarde dedicada ao folclore, com atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (16h30), Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim (17h15) e Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (18 horas). Segue-se a entrega de Prémios do VIII Concurso Gastronómico "Tradições de Celinda", que pretende encontrar "O Melhor Maranho da Sertã" e, para fechar o Pátio das Freguesias, há atuação do grupo de Hip Hop, Dance Club Crew (20 horas).
O programa do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã apresenta ainda um cartaz cultural e musical extenso e de qualidade, com destaque para os concertos de Miguel Araújo e Quinta do Bill (dia 17 de julho), Pedro Abrunhosa e David Antunes (dia 18), Nininho Vaz Maia e Dillaz (dia 19) Camané e Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense com a banda "Os Red" (20 de julho). A encerrar as noites existirão sempre atuações de dj's.