195º Aniversário FUS
Local: Casa da Cultura da Sertã
A Filarmónica União Sertaginense (FUS) comemora 195 anos de existência. O aniversário será celebrado com um concerto no dia 30 de novembro (domingo), às 16 horas, na Casa da Cultura da Sertã. A entrada é gratuita, mediante apresentação de bilhete previamente levantado no local.
Para este concerto, a filarmónica preparou um espetáculo especial com peças de compositores ibéricos, conhecidos além-fronteiras pelo seu talento e pelo seu percurso de inegável qualidade na composição para orquestra. Assim, será possível escutar peças de Vítor Resende, José Alberto Pina, Luís Cardoso ou Nelson Jesus. Com este concerto, além de "apresentar boa música que se escreve em Portugal e em Espanha", Daniel Frazão, maestro da FUS, refere que o concerto pretende "enaltecer o espírito de missão deste tipo de instituições, tão importantes na cultura do nosso país e que tanta expressão têm junto das suas comunidades."
Fundada a 1 de dezembro de 1830, a FUS é uma coletividade essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música. Ao longo da sua secular existência, tem estabelecido uma simbiose perfeita entre várias e sucessivas gerações, assumindo-se como uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho da Sertã. Além da presença assídua em festas, celebrações e homenagens no concelho da Sertã, a lista de concertos é extensa, contando com atuações no estrangeiro. Além dos concertos, organiza encontros de bandas e estágios de orquestra que trazem todos os anos à Sertã centenas de músicos de bandas filarmónicas de todo o país. Em setembro do ano passado, lançou o seu primeiro álbum de estúdio, "A Lenda de Celinda" numa sentida homenagem à vila e concelho sertaginenses.
Recorde-se que este concerto, que se realiza às 16 horas do dia 30 de novembro na Casa da Cultura da Sertã, integra a programação das celebrações oficias do 195º aniversário da FUS. Este evento conta o apoio do Município da Sertã.


