Romaria de São Nuno de Santa Maria

Local: Cernache do Bonjardim
Todas as datas
  • De sexta, 27 de abril de 2018 a domingo, 29 de abril de 2018

De 27 a 29 de abril, São Nuno de Santa Maria estará em destaque na sexta edição da romaria que se realiza em Cernache do Bonjardim. O programa é diversificado e conta com cerimónias militares e homenagem (29 de abril), recriação histórica (28 de abril), concerto com Teresa Salgueiro (27 de abril), eucaristias e o mercado com produtos locais. Estão também agendados o Encontro Diocesano de Catequistas, a Atividade Regional do Corpo Nacional de Escutas e o XXXV Festival de Folclore.

Promovida conjuntamente pela Câmara Municipal da Sertã e pela União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, esta romaria pretende perpetuar a memória e o legado de Nuno Álvares Pereira, nas diferentes vertentes da sua vida enquanto homem, guerreiro e santo. Natural de Cernache do Bonjardim, constitui exemplo ímpar de dedicação à Igreja e aos mais necessitados, nos seus últimos anos de vida, e de estratega, guerreiro e defensor de Portugal.

O programa inicia-se no dia 27 de abril, sexta-feira, às 20h30m com a cerimónia de homenagem a São Nuno, na Rua dos Pinheiros, com os agrupamentos 170 (Sertã) e 721 (Cernache do Bonjardim) do Corpo Nacional de Escutas. Às 21h30m, a Igreja do Seminário das Missões acolhe a oratória a Nossa Senhora com Teresa Salgueiro (antiga vocalista do grupo Madredeus).

27 de abril
20h30 - Cerimónia com CNE, Agrupamento 170 e 721 – Homenagem a São Nuno – Rua dos Pinheiros
21h30 – Concerto de Teresa Salgueiro, Igreja do Seminário das Missões

28 de abril
9h30 – Encontro Diocesano de Catequistas da Diocese de Portalegre - Castelo Branco, Centro Paroquial de Cernache do Bonjardim
10h00 – Pintura Mural com BackYard, no Pavilhão Desportivo Fernando Vaz Serra
Workshop com os alunos do Concelho
14h00 – Mostra de Produtos Regionais, no recinto do Seminário das Missões
Animação de Rua com BackYard
16h00 – Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Portalegre - Castelo Branco, Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim
18h00 - Animação de rua com o Grupo de Concertinas da Sertã
18h45 - Animação de rua com o Grupo Seca Adegas
19h30 - Animação de rua com o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim
20h00 - Recriação Histórica da Vida de São Nuno de Santa Maria, recinto do Seminário das Missões
21h30 - Representação da Academia de Teatro do IVS: "O Busto", recinto do Seminário das Missões
23h00 - Atuação dos "Sem Filtro", recinto do Seminário das Missões

29 de abril
9h00 – Atividade Regional CNE – Região de Portalegre e Castelo Branco - Pavilhão Desportivo
Celebração de São Jorge (Patrono Mundial) e evocação a São Nuno de Santa Maria (Patrono do CNE)
10h00 – Arruada com a Associação "Os Tambores de Casal da Madalena"
10h15 – Cerimónias Militares e Homenagem a São Nuno, junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira
11h00 – Cortejo pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim, com a participação da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense
12h00 – Missa de Ação de Graças a São Nuno de Santa Maria, Igreja do Seminário das Missões
13h00 – Mostra de Produtos Regionais, no recinto do Seminário das Missões
15h00 – Receção dos ranchos convidados para o XXXV Festival de Folclore, Auditório da União de Freguesias
15h30 – Desfile dos ranchos pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim
16h00 - XXXV Festival de Folclore, recinto do Seminário das Missões
Organização: Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim
21h30 – Atuação dos "Minhotos Marotos", recinto do Seminário das Missões

Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.

Após o falecimento de sua esposa, Nuno Álvares Pereira ingressou na Ordem dos Carmelitas em 1423, no Convento do Carmo que mandara construir em Lisboa, para cumprir um voto. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Faleceu a 1 de novembro de 1431. Foi beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV e canonizado a 26 de abril de 2009 como São Nuno de Santa Maria pelo Papa Bento XVI, em Roma.

Mapas com alterações de trânsito e alternativas de percursos:

Percurso Militar

Percurso Religioso