Festival de Gastronomia do Maranho

Local: Alameda da Carvalha, Sertã
Todas as datas
  • De quinta, 18 de julho de 2019 a domingo, 21 de julho de 2019

O Maranho volta a ser rei na 9.ª edição do Festival de Gastronomia, que decorre na Alameda da Carvalha, Sertã, entre os dias 18 e 21 de julho. Com um programa recheado de espetáculos e atividades, a edição deste ano tem como convidados especiais os artistas D.A.M.A., Bárbara Bandeira, Áurea, Blaya e Amor Electro, a que se juntam diversos grupos da região e os chefes de cozinha Tia Cátia e Joe Best. Destaque também para a emissão em direto do programa da RTP1 «Aqui Portugal», durante o dia 20 de julho.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã é "uma das marcas distintivas do concelho e aquela que congrega em torno de si tudo o que de melhor a nossa região tem para oferecer. É uma autêntica montra daquilo que somos enquanto comunidade".
José Farinha Nunes destaca "o excelente cartaz deste ano" e chama a atenção para "a importância do Festival enquanto polo dinamizador da nossa gastronomia local, ao mesmo tempo, que promove e divulga as potencialidades turísticas do concelho da Sertã".

O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã tem início no dia 18 de julho (quinta-feira), com uma arruada com filarmónicas do concelho, pelas 18 horas. A cerimónia de abertura do Festival acontece meia-hora depois, na Alameda da Carvalha. A animação de rua continua pelas 20 horas com o Grupo de Animação Seca Adegas e às 22 horas sobem ao palco os D.A.M.A.
No dia 19 de julho (sexta-feira), a Associação de Tambores de Casal da Madalena faz uma arruada a partir das 18 horas, seguindo-se (18h30m) um showcooking com a chef Tia Cátia, na Praça de Restauração do Festival. Os Brass Fusion animam as festividades depois das 20 horas e a cantora Bárbara Bandeira inicia o seu concerto musical pelas 22h. O momento alto da noite acontece com o espetáculo da conhecida intérprete Áurea (23h30m), seguindo-se a performance do Dj Silver Fox.

O programa de sábado (20 de julho) começa bem cedo (9h), com a Corrida do Maranho e a Rota do Maranho, ambas com partida na Avenida Padre Manuel Antunes (frente ao Terminal da Rodoviária). Os stands do Festival abrem às 10 h e uma hora depois arranca a primeira parte (11h-13h) do programa da RTP1 «Aqui Portugal». A segunda parte desta emissão em direto decorre no período da tarde, entre as 14h30m e as 20h.
Entretanto, pelas 18h, o chef Joe Best realiza um showcooking na Praça de Restauração e, às 20h, os Tocá Rufar animam as ruas. À noite, os Popxula sobem ao palco às 22h e hora e meia depois (23h30m) a cantora e compositora Blaya promete um grande concerto. O dj Hugo Rafael fecha a noite, depois da 1h.

O dia de domingo começa sob o signo do bem-estar. Após a abertura dos stands (10h), ocorre uma Aula de Zumba (11h). Na parte da tarde, a cultura do concelho estará em destaque, com as atuações do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim (15h), Grupo de Concertinas da Sertã (15h30m), Escola de Acordeão da Sertã (16h) e da Tocata do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (16h30m).
Pelas 19 horas, os Xaral's Dixie animam as ruas, abrindo espaço para o concerto dos Amor Electro, a partir das 22 horas. O encerramento do Festival acontece às 23h30m com um espetáculo piromusical.

Durante os quatro dias do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã decorrem diversas atividades permanentes, designadamente a "Quinta da Alegria" e "Espaço Selfie", parede de escalada, rapel e sup paddle.