Sertã em Movimento pela Diabetes

Sertã em Movimento pela Diabetes
Data: domingo, 17 de novembro de 2019 08:45
Local: Cernache do Bonjardim

A 9.ª edição da iniciativa "Sertã em Movimento pela Diabetes" terá lugar a 17 de novembro em Cernache do Bonjardim. Promovido pela Câmara Municipal da Sertã, tal como as edições anteriores, tem como objectivo sensibilizar a população em geral e as pessoas com Diabetes para a importância do controlo da doença.

Às 9 horas, a atividade terá início no auditório da União de Freguesias, em Cernache do Bonjardim, com os rastreios de saúde e de Diabete tipo 2. Às 10 horas, segue-se a palestra com convidados que irão partilhar experiências e dicas sobre o tema "Como é viver com Diabetes?". Mais tarde, às 11 horas realiza-se o "lanche saudável" e, às 11h30m, será lançado o desafio "Mexa-se pela Diabetes" que levará à descoberta de Cernache do Bonjardim com um passeio pedestre, seguido de uma aula no pavilhão desportivo. A atividade encerrará perto das 13 horas com a habitual fotografia de grupo "Unidos pela Diabetes".

A concentração dos participantes realizar-se-á às 9 horas junto do auditório da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Refira-se que na Casa da Cultura da Sertã, às 8h45m, haverá transporte para Cernache do Bonjardim, havendo também transporte de regresso no final da atividade, às 13 horas.

As inscrições são gratuitas e realizam-se até dia 14 de novembro, podendo ser efetuadas online em https://forms.gle/eDLHyqrqoX2FXTks6  ou na Casa da Cultura da Sertã, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e nas farmácias do Concelho. Os participantes deverão vestir uma camisola azul e levar roupa e calçado adequados à atividade física.

A iniciativa resulta da parceria com a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, Agrupamento 721 do Corpo Nacional de Escutas - Cernache do Bonjardim, Centro de Saúde da Sertã, Unidade de Cuidados na Comunidade, Agrupamento de Escolas da Sertã, Farmácia Confiança, Farmácia Farinha, Farmácia Lima da Silva, Farmácia Patrício e Abbott.

O Dia Mundial da Diabetes foi fixado a 14 de novembro por ser o dia de aniversário de Frederick Banting, cientista que descobriu a insulina (hormona responsável pela redução da glicemia). A data foi instituída pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde contando, desde 1991, com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas, por se tratar de uma doença crónica.