Dia da Freguesia do Troviscal - VI Concerto Itinerante do Grupo Coral do Sertanense

Comemoração
Data: domingo, 23 de janeiro de 2022 16:00
Local: Igreja Matriz do Troviscal

A 23 de janeiro, domingo, o Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube realiza o sexto concerto do seu Ciclo de Concertos Itinerantes pelas localidades do concelho da Sertã, na Igreja Matriz do Troviscal, às 16 horas, no âmbito das Comemorações da Freguesia do Troviscal.

Com direcção artística do Maestro Paulo Reis, o reportório do concerto apresentará temas como "Senhora do Almortão", "Amazing Grace", "Vou-me embora Vou partir", "Raise me up", "Ó Rama, Ó que Linda Rama", entre outros. O concerto é promovido pela Junta de Freguesia do Troviscal em parceria com o Município da Sertã e o Grupo Coral do Sertanense. Decorrerá de acordo com as normas da DGS em vigor.

O Dia da Freguesia do Troviscal assinala-se anualmente a 22 de janeiro, tendo a data sido fixada pela Junta de Freguesia do Troviscal para comemorar a efeméride. A fundação da freguesia foi ratificada em 1555 pelo Grão Prior do Crato, infante D. Luís. Posteriormente, "foi mandada construir a igreja paroquial no local em que se acredita ter existido uma pequena ermida com invocação de São Vicente", que se tornou o santo padroeiro da freguesia. "Em 1730, a igreja tinha dois altares laterais (Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo), além do altar-mor, que foi privilegiado durante dez anos por Breve do Papa Pio VI, de 8 de novembro de 1777," in "História da Sertã" de Rui Pedro Lopes.

Recorde-se que o Ciclo de Concertos do Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube tem como principais objectivos a promoção da cultura, a divulgação do património e o combate à exclusão e isolamento social. Iniciado no final de 2018, já percorreu as localidades Serra de São Domingos, Várzea dos Cavaleiros, Figueiredo, Sertã e Cumeada.

O Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube é um grupo cultural amador a quatro vozes, englobado na vertente cultural do Sertanense Futebol Clube, sendo constituído por cerca de 25 elementos da comunidade sertaginense. Iniciou a sua atividade em 2006 sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis. O historial do Grupo Coral conta já com diversas iniciativas de carácter cultural e social e atuações em Portugal e no estrangeiro, tendo também integrado diversos projectos europeus.

Mapa