Gabinete Florestal

SertaFlorestaO Gabinete Florestal do Município da Sertã, a funcionar desde 2002, tem como objectivos fundamentais a concretização das tarefas no âmbito do planeamento, ordenamento, operacionalização dos espaços rurais/florestais do Concelho da Sertã.

As competências gerais do Gabinete Florestal são:
- Revisão e operacionalização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente o que concerne às infraestruturas florestais (rede viária florestal, pontos de água, faixas de gestão de combustível);
- Actualização anual do Plano Operacional Municipal;
- Participação nas tarefas de planeamento e ordenamento dos espaços rurais/florestais do município;
- Promoção da multifuncionalidade da floresta;
- Promoção de políticas e de acções no âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos e defesa contra agentes abióticos;
- Acompanhamento e registo cartográfico anual de todas as acções de gestão de combustíveis;
- Apoio técnico e registo cartográfico das ocorrências de incêndios florestais
- Análise de requerimentos/processos para cumprimento da legislação geral e municipal florestal em vigor;
- Promoção de actividades lúdicas no Dia Mundial da Árvore;
- Apoio técnico à Comissão Municipal de Defesa da Floresta;
- Colaboração com o Gabinete de Protecção Civil Municipal sobre defesa da floresta;
- Elaboração e operacionalização de candidaturas de âmbito municipal;
- Ações de sensibilização e divulgação para a população em geral;
- Atendimento ao público.

O horário de atendimento ao público realiza-se às segundas e sextas-feiras, das 9:00 às 12:30 horas.

Para mais informações, os interessados deverão contactar o Gabinete Florestal através do e-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

No ano de 2019 o Fundo Florestal Permanente financiou o funcionamento do Gabinete Florestal.

A candidatura do Município da Sertã foi aprovada em 13 de Novembro de 2019 e pelo montante máximo de 13.937,14€.

PublicHoriz