Volta a Portugal do Futuro - Tanto calor e tantas camisolas

Emanuel Duarte   Emanuel Duarte venceu isolado na Sertã a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros esta quinta-feira. Aproveitando o bom momento de forma que ainda lhe resta de agosto quando foi o vencedor do Prémio da Juventude na Volta a Portugal dos profissionais, o corredor da LA Alumínios/ LA Sport juntou à Camisola Amarela o símbolo de líder dos Pontos, Camisola Branca Kia, e a distinção para o “Rei dos Trepadores” que nesta prova é representado pela Camisola Castanha Delta Cafés. 

 

Era difícil a estreia do corredor natural de Portimão ser melhor sucedida. Emanuel Duarte ganhou os 115 quilómetros da etapa discutida em formato de circuito com 44 segundos de vantagem à frente de um grupo constituído pelos homens que o acompanharam na fuga que vingou pouco antes do meio da tirada.

"Foi um pequeno contrarrelógio até à meta", começou por explicar o vencedor que conseguiu escapar na subida para a última contagem de montanha. "A parte final foi dura. Era um terreno muito chato, muito sobe e desce e sentia-se o vento. Tive de controlar muito o esforço, mas sempre a dar o máximo para ganhar tempo pensando nas três etapas que faltam."

 

Emanuel Duarte referia-se indiretamente ao facto de ser importante alargar a vantagem sobre os adversários, uma vez que a Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros não tem bonificações de tempo nas chegadas ou nas metas volantes e ao ganhar a etapa inaugural ficar mais favorito para o trunfo final na prova.

 

O calor e o percurso de constante sobe e desce ao longo de 115,6 quilómetros repartidos por quatro voltas fizeram as primeiras vítimas no pelotão das 15 equipas que estão a alinhar até domingo nesta prova reservada às esperanças do ciclismo de amanhã. No fim da etapa inaugural desistiram 12 elementos sendo mais preocupante o abandono do espanhol Pablo Sanchez da equipa Kuota – Construcciones Paulino que caiu numa fase de descida bastante acentuada e teve de ser evacuado para Coimbra. À hora da difusão destas informações ainda o boletim médico do hospital não tinha sido divulgado.

 

Vem aí a etapa mais longa

 

Esta sexta-feira discute-se a distância mais longa. São 168,2 quilómetros que vão levar a competição até Abrantes, cidade de onde parte e onde chega o pelotão depois de uma incursão em Ponte de Sor e terras ribatejanas. Há Metas Volantes na passagem por Tramaga, Chouto e Golegã. O vencedor de 27ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros será conhecido domingo, em Portalegre.

 


icon-pdf Comunicado sa Organização

icon-pdf Classificação Individual na Etapa

icon-pdf Resumo Provisório das Classificações

icon-audio Entrevista ao Vencedor


 

Emanuel Duarte

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies