Cernache do Bonjardim recuou até ao «Tempo de Pastores»

Sld-TempoPastoresCBonjardim   O evento «Tempo de Pastores» celebrou a cultura pastoril das gentes da Beira Baixa no Atelier Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim. Promovido pela Destarte Cooperativa, em parceria com o Município da Sertã, esta iniciativa compreendeu concertos musicais, palestras, exposições e gastronomia pastoril, tendo integrado a programação das «Jornadas Europeias do Património 2019».
José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou, durante a cerimónia de inauguração, a "validade" deste projeto, enquanto "repositório de memórias, que nos ajuda a conhecer a História".

Lembrando a presença dos pastores e a sua importância no seio da comunidade local, o autarca lançou o desafio para as gerações mais jovens descobrirem estas vivências do passado e para os mais idosos "reviverem estes tempos".
O presidente da Câmara Municipal da Sertã acredita que eventos como o «Tempo de Pastores» são "fundamentais" para dinamizar um espaço como o Atelier Túllio Victorino, que "é bom demais para estar desocupado".

Quem também concordou com esta visão para o espaço foi Filomena Bernardo, presidente da Junta da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que pediu mais projetos "para esta casa". Após elogiar o mérito e a acutilância do evento «Tempo de Pastores», Filomena Bernardo recordou as suas raízes e a ligação da sua família ao movimento pastoril.

A Cooperativa Destarte, através do seu responsável José Magalhães, fez um "balanço extremamente positivo dos três dias em que decorreu o evento", notando que os "objetivos definidos foram alcançados". José Magalhães chamou a atenção para o facto de o pastor ser uma "figura que estava ligada a tudo", acrescentando que a exposição patente no Atelier Túllio Victorino ("Artes de Silvano") foi "uma prova disso mesmo". Nessa exposição, que teve curadoria de José Magalhães e de Maria Sá Pereira Capelo, estiveram vários objetos ligados à arte pastoril, bem como instrumentos musicais e artefactos populares. "Tudo construído por pastores", informou aquele responsável.

Um dos destaques do «Tempo de Pastores» foi o cartaz musical, que contou com vários espetáculos conduzidos por músicos consagrados e com atuações do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, do Grupo de Adufes de Penha Garcia e dos Brass Fusion. Referência também para o Folk Sunset, uma jam session de música tradicional, que decorreu no final da tarde de domingo (22 de setembro).

No dia 21 de setembro, tiveram também lugar diversas palestras, que versaram sobre o tema da arte pastoril. O antropologista Eddy Chambino, autor da obra «Pastores, Guardiões de Uma Paisagem», foi um dos convidados. Foi ainda exibido, na tarde do dia 22 de setembro, um filme documental dedicado aos pastores.