Trízio recebeu última etapa do Achigã Challenge Aldeias do Xisto

Sld-TrizioAXAC2019   No passado dia 19 de outubro, o Trízio, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, recebeu a quinta e última etapa da terceira edição da competição Aldeias do Xisto - Achigã Challenge.

Composta por cinco provas de pesca embarcada ao achigã sem morte, esta competição teve início em maio em Álvaro (Oleiros) e passou pelos concelhos de Figueiró dos Vinhos (Foz de Alge), Vila de Rei (Fernandaires), Pampilhosa da Serra (Vilar da Amoreira) dividindo-se pelas albufeiras do Cabril e de Castelo do Bode, tendo terminado no concelho da Sertã.

À semelhança das edições anteriores, a prova decorreu durante todo o dia nas águas do Zêzere em plena albufeira de Castelo de Bode.

Nesta última etapa participaram 32 equipas (de duas pessoas) tendo sido pescados, no total 38,182 kg de achigã. A etapa foi vencida pela dupla Sérgio Lopes e Patrício Antunes, que arrecadaram 1000€ e o troféu de primeiro lugar. Eduardo Fouto e Pedro Rodrigues ficaram classificados em segundo lugar, tendo sido premiados com 500€ e o respectivo troféu. Em terceiro lugar ficou classificada a dupla composta por Miguel Sousa e Flávio Sousa, que levou para casa 250€ e o troféu. O maior exemplar desta prova (com 2,136 kg) foi pescado pela dupla vencedora da etapa, Sérgio Lopes e Patrício Antunes.

No total da competição Achigã Challenge Aldeias do Xisto foram pescados 383 achigãs com o peso total de 265,112 kg. O maior exemplar de todo o torneio (2,423 kg) foi pescado pela dupla João Paulo Pereira e Nuno Ribeiro, na etapa de Oleiros. Vitor Nunes e Nuno Mateus, de Oleiros, foram os grandes vencedores desta terceira edição da Achigã Challenge Aldeias do Xisto, levando consigo dez mil euros e o troféu de vencedor. Em segundo lugar, a dupla Nuno Feijoca e João Macid arrecadou cinco mil euros e o respectivo troféu. Em terceiro lugar, a dupla Eduardo Fouto e Pedro Rodrigues ganhou 2.500€ e o troféu.

Paulo Farinha Luís, em representação do Presidente da Câmara Municipal da Sertã mencionou que “aliar o desporto à promoção do território é uma aposta estratégica para o Concelho da Sertã, possibilitada pela proximidade das três albufeiras (Bouçã, Cabril e Castelo do Bode)”, referindo que o Município da Sertã está sempre disponível para apoiar todo o tipo de atividades que promovam simultaneamente boas práticas desportivas e a divulgação do Concelho.

A cerimónia de entrega de prémios contou também com as presenças de Rui Simão, Coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e de Miguel Eusébio, da Federação Portuguesa de Pesca. A competição “Aldeias do Xisto – Achigã Challenge” contou com a organização da ADXTUR e dos municípios da Sertã, Figueiró dos Vinhos, Oleiros, Vila de Rei, e Pampilhosa da Serra, com clubes e associações locais. Esta última etapa contou com o apoio da Secção de Pesca Desportiva do Clube da Sertã.

Classificações:

10.º

Carlos Correia e Paulo Frade

50€ + troféu

Troféu Maior Exemplar da Etapa: Sérgio Lopes e Patrício Antunes (2,136 kg)

Achigã Challenge Aldeias do Xisto

10.º

Joaquim Moio e Ângelo Rocha

Troféu

Troféu Maior Exemplar do Circuito: João Paulo Pereira e Nuno Ribeiro (2,423kg)