Prémio Nacional de Turismo para estrada que atravessa a Sertã

Sld-EN2PNT19   A Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa parte considerável do concelho da Sertã, conquistou o Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Projeto Público. A distinção foi conhecida no passado dia 28 de novembro no Estoril, altura em que também decorreu a entrega destes prémios, promovidos pelo jornal Expresso e BPI.
A Câmara Municipal da Sertã, que esteve na génese da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 e que desde a primeira hora tem pugnado pela valorização deste importante ativo turístico, marcou presença na cerimónia, que aconteceu na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, mostrou-se "extremamente feliz" com este prémio, notando ser este "o corolário natural de um intenso trabalho iniciado em 2014 e que passou pela criação, dois anos depois, da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2".

Para o autarca, este trabalho em rede tem dado "frutos consideráveis", devido às "economias de escala que se geraram" e à "validade do projeto, internacionalmente reconhecida".
O prémio surge numa altura em que a Câmara Municipal da Sertã e mais 30 municípios trabalham ativamente na promoção da EN2 nos diferentes mercados e após inúmeras distinções, como por exemplo, a da editora norte-americana Froomer's, que considerou esta rota como um dos destinos turísticos mundiais a visitar em 2019.

O Prémio Nacional de Turismo que teve, este ano, a sua primeira edição, tem como objetivo "premiar as empresas que se tenham distinguido nos últimos três anos como os casos portugueses de sucesso enquadrados nas categorias de Alojamento, Restauração e Promoção Turística (agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços e atividades relacionadas)". Adicionalmente, por decisão do Júri, foram atribuídos os seguintes prémios especiais: Turismo Responsável, Projeto Inovador, Projeto Público e Carreira.