Assinado protocolo para promoção conjunta - EN2 e Rota Via de la Plata

Sld-AssinProtRVPEN2   A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 assinou a 22 de janeiro, em Madrid, no decorrer da sua participação na FITUR (Feria Internacional de Turismo en Madrid), o protocolo de colaboração com a Rede de Cooperação de Cidades da Rota da Prata, que estabelece as bases da promoção conjunta de ambos os itinerários.

A Estrada Nacional 2 atravessa diversos concelhos, incluindo o da Sertã, e tem tido atenção mediática de diversos pontos do mundo, sendo destaque em programas de televisão em que é comparada à americana route 66. Todos os dias é explorada por turistas de diversas nacionalidades, que a percorrem a pé, de bicicleta, moto e carro.

A Rota Via da Prata constitui um eixo de comunicação entre o sul e o norte, no território oeste espanhol, sobre o traçado de uma antiga via romana, que atravessa as comunidades autónomas de Astúrias, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia, constituídas por cidades possuidoras de um grande legado histórico-artístico. Refira-se que esta via é atualmente uma das principais rotas de viagem da Europa.

Ambas as vias atravessam cidades com importante património histórico, paisagístico e etnográfico e irão agora beneficiar de sinergias com vista ao incremento sustentado do turismo, que terá repercussões positivas na promoção de produtos regionais, geração de riqueza, dinamização das economias locais, diminuição da sazonalidade do turismo e possibilidade de acesso a programas europeus de manutenção e melhoria das vias, entre outros benefícios.

O protocolo foi assinado por Luís Machado, Presidente da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, e por Rafael Pacheco Rubio, Presidente da Red de Cooperación de Ciudades en La Ruta de la Plata, e terá uma vigência de quatro anos.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies