Escola Básica do Castelo recebeu distinção

Sld-SeloEscolaCrianca   A 8 de fevereiro, teve lugar em Alenquer, a cerimónia de entrega das diversas distinções "Escola Amiga da Criança". Trata-se de uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa Educação e do psicólogo Eduardo Sá, que visa a partilha das ideias em contexto escolar, com o intuito de proporcionar às crianças e jovens um percurso de aprendizagem mais enriquecedor.

A Escola Básica do Castelo, do Agrupamento de Escolas da Sertã, foi distinguida com o Selo "Escola Amiga do Ambiente" pela implementação do projecto "Voar e sonhar, rumo ao mar" no ano lectivo 2016/2017, que permitiu a concretização do sonho dos alunos da referida escola que consistia em viajar de avião. Refira-se que a implementação do sonho envolveu a colaboração do Município da Sertã, da Junta de Freguesia do Castelo e de toda a comunidade educativa na logística e angariação das verbas necessárias. No final daquele ano lectivo, as crianças deslocaram-se até à cidade do Porto, de onde "voaram" até ao Algarve e novamente até ao Porto. Dadas as características do projecto, foi submetida candidatura à iniciativa "Escola Amiga da Criança" tendo a Escola Básica do Castelo sido distinguida na categoria "Envolvimento família-comunidade". A referida distinção apresenta-se sob a forma de uma peça em acrílico com a inscrição do nome da escola, ano lectivo e a categoria, que será afixada na entrada principal da escola. Na cerimónia esteve presente uma comitiva de 13 elementos da comunidade educativa, composta por pais, alunos, docentes, assistente operacional, representante da Direção do Agrupamento de Escolas e representante do Município da Sertã.

José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, felicita toda a comunidade educativa envolvida na iniciativa, sublinhando que "esta atitude empreendedora demonstra que a escola pode ser e é realmente muito mais do que transmissão de conhecimento".

Refira-se que a iniciativa "Escola Amiga da Criança" visa partilhar iniciativas extraordinárias, desenvolvidas pelos estabelecimentos de ensino, que contribuam para um desenvolvimento mais feliz dos alunos no espaço escolar. Pretende distinguir e reconhecer, a nível nacional, os estabelecimentos de ensino que participem na iniciativa, assim como incentivar o desenvolvimento (em projetos educativos) de ações que melhorem a segurança dos alunos, a qualidade e diversidade de espaços de recreio e convívio, a qualidade da alimentação, da higiene e do ambiente, e que diversifiquem as atividades extracurriculares no âmbito da Cidadania. Além da categoria "Envolvimento Família-comunidade", são também atribuídas distinções nas categorias "Alimentação, Saúde e Ambiente", "Cidadania e/ou Inclusão", "Digital", "Espaços Escolares", "Segurança" e "Atividades Extracurriculares e/ou Interdisciplinares".