Um ano de Terapia da Fala

Sld-TerapiadaFala   A 6 de março assinala-se o Dia Europeu da Terapia da Fala e recentemente cumpriu-se o primeiro ano de implementação da valência Terapia da Fala, no âmbito do Projecto Bússola, projecto de prevenção e intervenção escolar. Este primeiro ano de implementação abrangeu dois anos lectivos durante os quais foram sinalizadas pelo Agrupamento de Escolas da Sertã 55 crianças e alunos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, das quais 14 eram já acompanhados em unidades de saúde. Os 41 alunos restantes foram avaliados e, destes, 27 foram acompanhados pela Terapeuta da Fala contratada pelo Município da Sertã. 

 

Atualmente, prossegue o trabalho desenvolvido pela Terapeuta da Fala, nomeadamente no apoio direto às crianças e alunos sinalizados e que estavam já em acompanhamento em 2019, procedendo à avaliação de outros que eventualmente venham a ser sinalizados pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (criada pela decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho), com a qual é desenvolvido um trabalho de estreita relação, em contexto de educação inclusiva.

O trabalho desenvolvido no âmbito da Terapia da Fala prende-se essencialmente com a prevenção e, nesse sentido, dar-se-á continuidade às ações de grupo em áreas definidas como essenciais para prevenir o aparecimento de necessidades deste tipo de terapia nas crianças, potenciando a intervenção dos atores da comunidade educativa neste campo. Estas ações destinam-se às crianças e alunos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo assim como aos docentes, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação.

Nos últimos anos tem-se verificado o aumento do número de crianças que necessitam de Terapia da Fala. A maioria dos casos é sinalizada ao longo do primeiro ciclo, muitas vezes quando as crianças começam a apresentar algumas dificuldades na aprendizagem e alterações na linguagem que comprometem a leitura e a escrita, condicionando a aquisição de algumas competências e até o sucesso educativo. Em muitas situações, se não implicarem outros problemas associados, estas dificuldades podem ser trabalhadas no âmbito da prevenção, abrangendo áreas como a alimentação, o conhecimento e contacto com os alimentos e os estímulos a que as crianças são sujeitas. Torna-se fundamental a sinalização precoce, a avaliação e, quando se aplica, a intervenção o mais cedo possível. Neste sentido adquire especial relevância a realização das referidas ações de informação e formação para a prevenção nesta área dirigidas a pais, encarregados de educação, docentes e assistentes operacionais.

O Projeto Bússola é um projeto de prevenção e intervenção em contexto escolar desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas da Sertã. É composto por técnicos da área da educação e da área social e a sua ação desenvolve-se no âmbito da promoção do sucesso escolar e da prevenção do abandono escolar. Os Técnicos do Projeto Bússola promovem ações e dinâmicas que envolvem toda a comunidade educativa, docentes, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais, crianças e alunos. Neste sentido, frequentemente convidam entidades externas ao Município e ao Agrupamento de Escolas, para estabelecer parcerias, baseando-se na importância do estreitamento da ligação entre a realidade escolar e o quotidiano das crianças e alunos (Bombeiros Voluntários, GNR, CPCJ, UCC, APAV, entre outras).

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