Cortiçada Art Fest tem como foco a interioridade

Corticada-Artfest   O "Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem", uma iniciativa dos municípios de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, produzido em colaboração com o escritório de arquitetura MAG - Marques de Aguiar, quer promover a interioridade, combater o despovoamento e dar uma nova vida a estes concelhos afetados de modo significativo pelos fogos florestais.

Financiado pela DGARTES no âmbito do "Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território", o projeto contará com a instalação de três obras artísticas na paisagem e um conjunto de eventos que envolvem artistas e população local, com uma dinâmica única que promoverá a integração e a coesão social, atraindo as atenções a nível nacional e, em simultâneo, promovendo a transformação da paisagem. Devido à pandemia da COVID-19, a agenda foi reformulada e adaptada às novas circunstâncias, de modo a não parar o desenvolvimento desta iniciativa.
As três obras na paisagem vão nascer em cada um dos municípios, Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, explorando cada uma delas lugares de exceção na paisagem. Além destas obras de arte, o projeto inclui o Cortiçada Week, uma semana de oficinas de arte na paisagem direcionada para estudantes dinamizada através de um Concurso Internacional de construção em madeira queimada.

O Cortiçada Weekend, um fim-de-semana de concertos e oficinas de arte na paisagem, dinamizadas com associações e população local, foi adaptado para acontecer dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto em direto dos três municípios, contornando o isolamento social a que todos estamos obrigados à data devido à pandemia.
A exposição "Terras do Fogo", que terá candidaturas abertas aos artistas plásticos do distrito de Castelo Branco, através da plataforma "Cortiçada Art Fest", pretende ser uma mostra em espaço urbano de diversas interpretações do tema por quem vive, reflete e comunica esta problemática através da produção artística.
"Só com escala nos afirmamos. Dar dimensão ao nosso território e acrescentar-lhe alma e valor pode traduzir-se numa "floresta de oportunidades". Sendo esta uma região ameaçada pelos incêndios florestais e com um património valioso que urge revitalizar, em boa hora a DGARTES lançou esta medida que vem de encontro a uma das prioridades do executivo camarário oleirense: a promoção das artes e da cultura de uma forma inclusiva e transversal", refere Paulo Urbano, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Oleiros.

"Decorrente do Aviso da DGARTES e do desafio lançado pela Diretora Regional da Cultura aos Municípios, entendeu-se que através da intervenção na paisagem, - ela que sofre de inação da gestão florestal e consequentes ciclos de fogos - e da expressão artística se quer deixar um apelo, ao mesmo tempo nova visão, motivando a atratividade e em parceria com os artistas mostrar locais de inconfundível beleza", salienta João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

"Trata-se de uma iniciativa absolutamente louvável e que olha o nosso território de uma forma original. Os eventos diferenciadores são decisivos para a afirmação destes concelhos e por isso o Município da Sertã não podia deixar de se associar ao Cortiçada Art Fest. Estamos certos de que poderemos retirar muitos dividendos desta iniciativa e afirmar esta região como um importante polo cultural no contexto do país", sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

«Não sabemos ainda as datas em que vamos poder avançar com alguns dos eventos, dadas as circunstâncias que atravessamos, mas o Cortiçada Art Fest está a criar as condições para manter a instalação das obras na paisagem, e com um conjunto de iniciativas online, como os vídeos que fizemos com as conversas com pessoas da terra, conversas e histórias de solidariedade, de encontro, de saudade de um outro interior, um conjunto de debates (a transmitir online) sobre um futuro melhor na interioridade, dando voz a artistas, arquitetos, chefs, ilustradores, paisagistas, amantes da natureza e apaixonados das Beiras, as "Conversas da Cortiçada, À janela da Paisagem!"», sublinha Marta Aguiar, membro do MAG e da equipa dinamizadora do projeto. «A atual conjuntura que atravessamos, com a pandemia da COVID-19, faz-nos pensar neste projeto com mais força, porque, embora saibamos que trabalhamos condicionados pela quarentena e pelo isolamento social, estamos a trabalhar para dar a uma região uma nova dinâmica que possa trazer nova vida à paisagem e a estes concelhos tão afetados pelos incêndios e pelo abandono da população», refere.

Pode acompanhar todas as novidades do projeto em https://www.corticadaartfest.pt/ e em www.facebook.com/corticadaartfest.