Espaço M - Serviço de Apoio à Vítima

Sld-EspacoM   A Sertã possui uma nova estrutura de apoio e atendimento e resposta integrada à violência doméstica, o "Espaço M". Aquele serviço foi criado no âmbito do Projeto MARIA - Estratégia Integrada de Intervenção na Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo, um Projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), financiado pelo POISE, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de respostas para a problemática da violência doméstica e de género em todos os Municípios da região do Médio Tejo.

Este projeto prevê o desenvolvimento e implementação de uma Rede Intermunicipal tendo em vista a existência de uma resposta integrada para a problemática da violência doméstica e de género na região do Médio Tejo. Foram já realizadas reuniões preparatórias com os principais parceiros desta rede no concelho da Sertã, que desenvolverá a sua intervenção em articulação com o Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência, criado no âmbito do projeto "BemMeQuer+: intervenção de proximidade" dinamizado pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD), que há vários anos presta apoio neste âmbito.

Recorde-se que, a 6 de junho de 2019 foi assinado entre os 13 municípios da CIMT e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) o Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não Discriminação/Nova Geração que prevê a intervenção em três grandes áreas: promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens, prevenção e combate de todas as formas de violência contra as mulheres e violência domestica e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

O "Espaço M" da Sertã funciona no edifício dos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O apoio é assegurado por dois técnicos de apoio à vítima do Setor de Ação Social da Câmara Municipal, nas valências de psicologia e de serviço social. Pode ser contactado através do telefone 274 600 333 e do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .