12 Ciclistas pedalaram a EN2 em 24 horas com paragem na Sertã

Sld Ciclistas24hEN2   Doze ciclistas percorreram a Estrada Nacional 2 em 24 horas no passado fim-de-semana. Tratou-se de uma iniciativa solidária que percorreu os 738 quilómetros, numa "odisseia" que teve início às 8h20m de sábado, em Chaves, e terminou 24 horas e 21 minutos depois em Faro. O objetivo consistia em angariar fundos que seriam doados a uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na EN2.

Na passagem pelo quilómetro 345, na Vila da Sertã, os ciclistas foram recebidos por Paulo Luís, responsável pelo Desporto da Câmara Municipal da Sertã, assim como por algum público que aguardava a chegada. A paragem na vila sertaginense contemplou uma inevitável pausa para descanso e jantar e também para a entrega de lembranças e fotos da praxe. Todas as ações foram limitadas pelas atuais regras de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde no contexto da pandemia COVID-19.

Após o jantar, os 12 ciclistas retomaram o percurso em direcção a Faro. Depois de chegarem ao destino, levando na memória a boa recepção em terras sertaginenses, os ciclistas decidiram entregar ao Centro Social Nossa Senhora da Confiança (Pedrógão Pequeno) os donativos angariados ao longo do percurso.

O grupo de ciclistas foi liderado por André Cardoso, ciclista português que, na sua carreira profissional, levou a bandeira de Portugal pelo mundo fora, tendo participado em diversas competições em representação da Selecção Nacional de Ciclismo, como os Campeonatos do Mundo, Campeonatos Europeus e Jogos Olímpicos.

A Estrada Nacional 2 atravessa diversos concelhos, incluindo o da Sertã e todos os dias é explorada por turistas de diversas nacionalidades, que a percorrem a pé, de bicicleta, moto e carro. Tem tido atenção mediática de diversos pontos do mundo, sendo destaque em programas de televisão em que é comparada à americana Route 66.