12 Ciclistas pedalaram a EN2 em 24 horas com paragem na Sertã
- Detalhes
- Publicado em 03-07-2020
Doze ciclistas percorreram a Estrada Nacional 2 em 24 horas no passado fim-de-semana. Tratou-se de uma iniciativa solidária que percorreu os 738 quilómetros, numa "odisseia" que teve início às 8h20m de sábado, em Chaves, e terminou 24 horas e 21 minutos depois em Faro. O objetivo consistia em angariar fundos que seriam doados a uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na EN2. |
Na passagem pelo quilómetro 345, na Vila da Sertã, os ciclistas foram recebidos por Paulo Luís, responsável pelo Desporto da Câmara Municipal da Sertã, assim como por algum público que aguardava a chegada. A paragem na vila sertaginense contemplou uma inevitável pausa para descanso e jantar e também para a entrega de lembranças e fotos da praxe. Todas as ações foram limitadas pelas atuais regras de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde no contexto da pandemia COVID-19.
Após o jantar, os 12 ciclistas retomaram o percurso em direcção a Faro. Depois de chegarem ao destino, levando na memória a boa recepção em terras sertaginenses, os ciclistas decidiram entregar ao Centro Social Nossa Senhora da Confiança (Pedrógão Pequeno) os donativos angariados ao longo do percurso.
O grupo de ciclistas foi liderado por André Cardoso, ciclista português que, na sua carreira profissional, levou a bandeira de Portugal pelo mundo fora, tendo participado em diversas competições em representação da Selecção Nacional de Ciclismo, como os Campeonatos do Mundo, Campeonatos Europeus e Jogos Olímpicos.
A Estrada Nacional 2 atravessa diversos concelhos, incluindo o da Sertã e todos os dias é explorada por turistas de diversas nacionalidades, que a percorrem a pé, de bicicleta, moto e carro. Tem tido atenção mediática de diversos pontos do mundo, sendo destaque em programas de televisão em que é comparada à americana Route 66.