Concelho recebeu Baja TT do Pinhal
- Detalhes
- Publicado em 23-09-2020
No fim de semana de 19 e 20 de setembro, a Baja TT do Pinhal marcou o regresso ao desporto todo-o-terreno numa prova que registou a participação de mais de 150 participantes. Os concelhos da Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão receberam a emblemática competição dirigida a autos, motos, ssv e quads que, à semelhança das edições anteriores, foi marcada por percursos exigentes e desafiantes quer para os pilotos, quer para os veículos. Organizada pela Escuderia de Castelo Branco, a Baja TT do Pinhal contou com o apoio dos municípios da Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. |
João Ramos, à semelhança do sucedido na edição 2018 da Baja TT do Pinhal, obteve a pontuação máxima nos autos, ao volante da Toyota Hilux, navegado por Vítor Jesus. Em segundo lugar ficou Miguel Barbosa e, em terceiro, Tiago Reis. Na categoria T2 João Ferreira saiu vencedor ao volante do Nissan Pathfinder e nos T8 foi José Mendes que venceu com o seu Mitsubishi L200. Na Taça de Portugal de TT foi José Marrazes que se sagrou vencedor ao volante do Nissan D21.
Imagens: Escuderia de Castelo Branco
Nas motos, Sebastian Buhler foi o vencedor, seguido no pódio por Adam Tomiczek em segundo lugar e António Maio em terceiro. Sebastian Buhler foi o mais rápido em todos os sectores selectivos da ronda pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas, Europeu de Bajas e Campeonato Nacional de TT. No Europeu, o triunfo coube a Adam Tomiczek.
Com uma participação de quads assinalável, a categoria foi dominada por Ruben Alexandre, que terminou à frente de Luís Engeitado, campeão nacional em título que, por sua vez, venceu a Taça do Mundo FIM de Bajas e para o Europeu. Nos SSV, João Dias juntou a vitória absoluta ao primeiro lugar para as duas competições internacionais que estavam em jogo na Baja TT do Pinhal.
Refira-se que a Baja TT do Pinhal estava inicialmente agendada para março deste ano, tendo sido recalendarizada para setembro devido à pandemia de Covid19. No entanto, a data escolhida (12 e 13 de setembro) sofreu nova alteração, devido ao prolongamento da situação de alerta por risco de incêndio rural. A prova saiu finalmente para as "pistas do Pinhal Interior" nos dias 19 e 20 de setembro. A supressão das etapas super especiais em ambiente urbano, assim como a não demarcação de zonas de espectáculo para evitar ajuntamentos de adeptos, foram algumas das medidas impostas pela organização.