Município da Sertã levou cor e brincadeiras às escolas no Dia Mundial da Criança

Sld-DiadaCrianca   A 1 de junho, o Município da Sertã assinalou o Dia Mundial da Criança. Em contexto de pandemia, tal como no ano passado, não foi possível a comemoração com brincadeiras e diversões na Alameda da Carvalha como já sucedeu ao longo de diversos anos. Deste modo, a 1 de junho, o Município da Sertã levou cor e brincadeiras às escolas do Concelho: as crianças receberam a visita especial de três palhaços estarolas que, com balões e muitas cores, animaram as salas de aulas e entregaram presentes, balões e doces. Dado o contexto que se vive, esta visita teve ainda mais impacto nas crianças, sendo visíveis as diversas reacções e emoções das crianças.

No total foram entregues cerca de 700 lembranças a crianças do Agrupamento de Escolas da Sertã, Centro Social São Nuno de Santa Maria e Creche O Pinheirinho. A 8 de junho, o Município da Sertã finalizou a entrega de lembranças, desta feita na Escola Básica do Cabeçudo que, a 1 de junho estava encerrada por indicação da Delegada de Saúde Pública. No dia em que a escola retomou a normalidade possível, as crianças receberam a visita dos palhaços estarolas e as lembranças do Dia Internacional da Criança.

As lembranças entregues consistiram em maletas de pinturas (educação pré-escolar) e quebra-cabeças (primeiro ciclo do ensino básico), acompanhadas por uma carta escrita pelo Presidente da Câmara que desafiava os mais pequenos a enviar para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. fotos ou vídeos a resolverem os quebra-cabeças em família e fotografias de desenhos e pinturas elaborados com as pinturas das maletas. Nas lembranças estava inscrita a frase de Anne Frank "Que maravilhoso é imaginar que os melhores dias das nossas vidas ainda não aconteceram", com objetivo de passar palavras de esperança num futuro melhor, complementada pela mensagem do Presidente: "Façam o favor de ser felizes".

De acordo com José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, "continua a impor-se a prudência numa época tão desafiante para crianças e adultos. Ainda assim, foi possível proporcionar a estes meninos e meninas momentos de grande alegria e isso é gratificante!", finalizou o autarca.

Assinalado pela primeira vez em 1950 pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Criança pretende chamar à atenção para diversos problemas com que se deparavam as crianças, sendo-lhes reconhecido direitos aos afectos, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e protecção contra todas as formas de exploração, tendo direito a crescer numa clima de paz e fraternidade, independentemente da raça, cor, religião, origem social ou país de origem.