CCD Sertã regressou às competições de natação

Sld-CCDSrtcomp   A equipa de Natação do CCD Sertã regressou recentemente às competições e, já neste sábado, 20 de novembro, onze nadadores participam pela primeira vez numa competição, concretamente no I Torregri de Cadetes, que se realiza na Piscina Municipal da Sertã, a partir das 15 horas (sem público). É uma prova dirigida aos escalões mais novos (até 10-11 anos) e contará com a participação de um total de 44 nadadores. No que diz respeito a participação em provas nacionais, o nadador Francisco Matias irá disputar brevemente o Campeonato Nacional de Absolutos piscina curta na prova de 100 bruços, na cidade de Leiria, a 26 de novembro. Relativamente ao Zonal de Juvenis, em dezembro, o CCD Sertã tem nadadores com mínimos que garantem a sua participação, nomeadamente o Francisco Ribeiro nos 100 e 200 mariposa e o Fábio Pinto nos 100 livres.

O regresso do CCD Sertã às competições de natação aconteceu nos últimos fins de semana. Assim, de 12 a 14 de novembro, a cidade de Albufeira acolheu o Meeting do Algarve, prova que colocou em competição alguns dos melhores nadadores nacionais, entre os quais a seleção nacional absoluta, tendo registado três recordes nacionais absolutos e dois recordes júnior. Nesta competição, a Sertã apresentou quatro nadadores com mínimos para a prova: o capitão de equipa Francisco Matias, a Daniela Neves, a Inês Caetano e a Salomé Dias. O Francisco obteve a melhor classificação com um 10º lugar nos 100 bruços, 1:09,85, novo recorde pessoal nesta prova e também nos 50 bruços com 32,71. A Salomé Dias conquistou um novo recorde de clube aos 50 bruços com 37,45, garantindo o 12º lugar. A melhor classificação da Daniela Neves foi um 13º lugar nos 50 mariposa com 31,17. Por seu lado, a Inês Caetano obteve dois 17ºs lugares como melhor classificação nos 50 e 100 costas.

No fim de semana anterior, nos dias 6 e 7 de novembro, a cidade de Castelo Branco acolheu os Campeonatos Regionais Absolutos da ANIC e uma prova de preparação para infantis, competição em que participaram 19 nadadores do CCDSertã. Nos campeonatos de absolutos participaram Simão Antunes, João Barreto, Inês Caetano, Matilde Cardoso, Salomé Dias, Diogo Lourenço, Francisco Matias e Joana Matias, que retomou a competição depois de dois anos de paragem, Daniela Neves, Gonçalo Nunes, Lucas Peres, Fábio Pinto, Francisco Ribeiro, Lara Ribeiro e Carolina Santos. Já no torneio de infantis participaram Ana Baptista e Tomás Cabaço, que fez aqui a sua primeira prova oficial, Tomás Lourenço e o Bernardo Pires. A equipa da Sertã obteve um total de 32 medalhas, sendo sete de primeiro lugar, dez de segundo lugar e 15 de terceiro lugar. Apesar do 4º lugar no ranking de medalhas a Sertã foi a equipa com mais medalhas na competição de Absolutos. No que diz respeito a prestações individuais, o saldo final é muito positivo com um total de 72 recordes pessoais em 100 resultados. Destaque para o desempenho do Francisco Ribeiro que obteve mínimos para os Zonais aos 100 e 200 mariposa, nestes últimos com recorde de clube em 2,23,81. Também a Daniela Neves estabeleceu nesta prova um novo recorde de clube aos 200 mariposa com 2:37,00.