CPCJ Sertã com papel ativo na promoção dos direitos e proteção de crianças e jovens

Sld-CPCJSrt    A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Sertã, instituição oficial não judiciária, tem desempenhado um papel ativo na promoção dos direitos e protecção de crianças e jovens do concelho. Recentemente, a referida comissão apresentou o balanço da sua atividade referente ao ano 2021, tendo acompanhado 85 processos de crianças e jovens residentes no concelho da Sertã. Verificou-se um aumento de processos, face aos 75 registados no ano anterior.

No final de 2021, nos 41 casos ativos a violência doméstica constituía a problemática mais sinalizada, logo seguida de processos referentes a negligência. As sinalizações são maioritariamente feitas pela GNR, seguindo-se sinalizações espoletadas pelos Estabelecimentos de Ensino.

Mesmo em ano de pandemia, a CPCJ da Sertã manteve o seu atendimento presencial e deu continuidade à realização de atividades relacionadas com o diagnóstico local, que culminará na elaboração do Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens do Concelho, no âmbito do Projeto Adélia, que será apresentado já em março. Refira-se que, para a elaboração deste documento, têm sido recebidos valiosos contributos de entidades, jovens e famílias.

Ao longo de 2021 foram também realizados encontros nacionais e regionais, considerados de grande importância para a formação contínua e atualização dos técnicos da CPCJ. Destaque também para as reuniões realizadas com os membros do Conselho Local de Ação Social da Sertã, nomeadamente com diretores dos estabelecimentos escolares e outras entidades com competência em matéria de infância e juventude. O balanço efectuado pela CPCJ Sertã destaca também atividades como o Dia Nacional do Pijama, em parceria com a Associação Mundos de Vida, assinalado junto das crianças, assim como as atividades realizadas no mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância: foi lançado o desafio habitual do Laço Azul às crianças do Pré-Escolar, do 1º e 2º ciclos do ensino básico e aos pais, entidades e toda a comunidade, sob a máxima "Serei o que me deres, que seja amor".

Refira-se que o Município da Sertã tem protocolo com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens que prevê apoio ao funcionamento e suporte das atividades da CPCJ Sertã. Neste âmbito, o Município da Sertã "sempre providenciou apoio constante ao desenvolvimento de todas as atividades e ao processo de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens do concelho da Sertã", sublinhou Ilda Bicacro, Presidente da CPCJ Sertã.