Semana de atividades levou Poesia a diversos locais do concelho

Sld-SemanaPoesia22   Durante uma semana o concelho da Sertã celebrou a Poesia. As atividades iniciaram-se no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, e levaram a diversos locais do concelho a poesia nas suas mais diversas formas: arruadas poéticas nas vilas de Cernache do Bonjardim e Sertã, estendal de poesia, oficinas de poesia e momentos musicais.

Mais de centena e meia de pessoas aderiu às diversas iniciativas, traduzindo-se numa adesão significativa. De um modo geral, a iniciativa foi muito bem recebida pela população que, em diversos momentos, sugeriu que se repetisse noutras ocasiões.

 

Nas oficinas dinamizadas pelo escritor Maurício Leite, em especial a oficina direccionada aos mais jovens foi marcada pela partilha de muitas emoções e pela disponibilidade do grupo em participar e colaborar em iniciativas do mesmo género. Para além da boa receptividade e adesão registadas pela iniciativa, foram vários os pedidos para que a mesma regresse em 2023, de uma forma ainda mais expressiva e visitando ainda mais locais do concelho. A poesia foi a tónica presente em todas as atividades, tendo sido lidos diversos poemas de autores portugueses e estrangeiros, com especial destaque para o livro "Silêncio, os pássaros lêem em voz alta". As atividades contaram com a presença de diversos convidados como Paulo Condessa, Filipe Lopes e Miguel Calhaz, tendo a Biblioandante levado a poesia a diversos locais do concelho como Amioso, Codiceira, Várzea de Pedro Mouro, Sambado, Outeiro da Lagoa, Várzea dos Cavaleiros, Maljoga, Seixo/Santa Rita, Sesmo, Santana, Marmeleiro, Portela dos Bezerrins, Aldeia da Ribeira e Maxial da Estrada.
A Semana da Poesia encerrou a 26 de março na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, com o espetáculo "Hora da Poesia" com a participação de Paulo Condessa e música de Miguel Calhaz, finalizando com o Jantar Poético.

 

Recorde-se que o Dia Mundial da Poesia foi fixado em 1999 pela Conferência Geral da UNESCO. A efeméride tem como objetivo comemorar o diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. Incentiva a reflectir sobre o poder da linguagem no desenvolvimento das habilidades de cada pessoa, contribuindo para a diversidade criativa.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies