Caminhos do Médio Tejo - Programa cultural em rede trouxe diversas iniciativas e regressa em junho

Sld-CF-Serta-MC   Os Caminhos do Ferro trouxeram à Sertã a programação cultural em rede do Médio Tejo num fim de semana repleto de diferentes sonoridades e circo contemporâneo. Os três dias de programação (23 a 25 de abril) foram compostos de oferta cultural para novos e graúdos e não deixaram ninguém indiferente aos vários espectáculos.

No primeiro dia do programa cultural, 23 de abril, na Casa da Cultura da Sertã estiveram em palco Bernardo Alves, Miguel Calhaz e os SENZA, num espetáculo que, através da música, conduziram o público numa viagem pelo país e pelo mundo.

"E-nxada" foi o espetáculo de circo contemporâneo e malabarismo que decorreu no segundo dia, na Alameda da Carvalha, na Sertã. Produzido por Erva Daninha e baseado na enxada, o espectáculo decorreu à volta da ruralidade, a sua desconstrução e imaginário sob um ponto de vista urbano e contemporâneo.

No último dia da iniciativa, Sebastião Antunes e Quadrilha levaram à Casa da Cultura da Sertã, o seu mais recente trabalho discográfico intitulado "Dia Sim". Integrado no programa cultural "Caminhos do Ferro", o concerto foi antecedido por reportagem da SIC (ver aqui). Sebastião Antunes e Quadrilha brindaram o público com a primeira atuação ao vivo do tema que dá nome ao novo álbum ("Dia Sim"). O reportório incluiu também temas consagrados, como por exemplo "Cantiga da Burra".

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, refere-se a este tipo de iniciativas como uma forma de divulgar e captar pessoas para o território, sublinhando que a cultura "é essencial como é o emprego, a educação, a saúde e a segurança". "A cultura é fundamental para a atractividade do território", concluiu.

Os Caminhos do Médio Tejo regressam ao concelho da Sertã de junho a outubro com os Caminhos das Pessoas e Caminhos da Natureza, cuja programação será divulgada brevemente.

Com as diversas ações do programa Caminhos, a CIM Médio Tejo e os treze municípios pretendem a fruição cultural e a interação dos artistas com as comunidades locais, exaltando a Cultura e as Artes e promovendo momentos para novos e graúdos. A Programação Cultural em Rede no Médio Tejo é apoiada através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Toda a programação está disponível em: https://caminhos.mediotejo.pt/
Médio Tejo, uma região a Caminho!