Sorteio fecha Festival Gastronómico “Peixe do Rio” com chave de ouro

Sld-SorteioFGPRio   A 5 de junho decorreu na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, o sorteio de diversos prémios no âmbito do Festival Gastronómico "Peixe do Rio", que decorreu de 20 a 22 e de 27 a 29 de maio em dez restaurantes aderentes da referida união de freguesias. O sorteio dirigia-se a quem consumisse pratos de peixe do rio durante a realização do festival, nos restaurantes aderentes, devendo preencher um cupão (por refeição) e colocar na tômbola.

Foi realizado na presença de Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Alberto Martins, Secretário da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Carlos Alberto de Miranda referiu que este sorteio fechou com chave de ouro a primeira edição do Festival Gastronómico Peixe do Rio, esperando que "o peixe continue nas cartas dos restaurantes e que para o ano consigamos fazer novamente o festival com mais projecção ainda." O autarca sublinha que a iniciativa do município e da união de freguesias foi "um empurrão aos restaurantes, para que considerem este produto que pode ser muito interessante para a gastronomia local." Mas deixou o alerta: "um destino gastronómico não se constrói em dois fins-de-semana, é preciso todo um trabalho continuado e de qualidade". Considerou ainda que êxito da iniciativa ficou patente, quer pela quantidade de cupões a sorteio, quer pela origem dos consumidores, havendo consumidores de diversos pontos do país.

Foram premiados:
Daniela Ribeiro, Outeiro da Lagoa – Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Mosi"
Daniel Henderson, Pedrógão Pequeno – Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Tasco da Célia"
Marco Mendes, Cabeçudo – Refeição para 2 pessoas - Restaurante "O Rotunda"
Ana Martins Alves, Cernache do Bonjardim - Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Cimo da Vila"
Isabel Alves, Sertã – Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Lampião"
Nuno Henriques, Cernache do Bonjardim - Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Grelha 3"
José Ferreira Gaspar, Cernache do Bonjardim – Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Clube Náutico do Zêzere"
Marta Martins, Pombas - Refeição para 2 pessoas - Restaurante "Bonjardim Boutique Restaurant"
Paula Baião Alves, Cernache do Bonjardim – Experiência de Wakeboard – Cable Park do Trízio
Cláudia Henriques, Cernache do Bonjardim – 25% no pack "Casa Velha" + Sr. Cozinheiro experience em pelo menos 2 noites de reserva (máximo 6 pessoas;
Marta Marçal, Cernache do Bonjardim – Refeição para 2 pessoas no Festival de Gastronomia do Maranho 2022
João Paulo Estevão, Castelo - Visita Guiada ao Seminário das Missões c/ oferta de 2 garrafas de vinho;
Olímpio Félix Santos, Ventoso Fundeiro - Pinturas Faciais para crianças com NatureInform (2 horas, dentro dos limites do Concelho da Sertã);
Jorge Simões, Eixo – Aveiro - Uma caixa de 6 cartuchinhos de amêndoa de Cernache do Bonjardim - Docinhos de S. Nuno;
Nuno Ivo Magalhães, Malhados - Vila de Rei - Uma box de cartuchinhos de amêndoa de Cernache do Bonjardim - Pastelaria Império.

Os premiados serão contactados para levantamento dos vouchers dos prémios.

Recorde-se que a primeira edição do Festival Gastronómico "Peixe do Rio" decorreu nos fins de semana de 20 a 22 e de 27 a 29 de maio, numa organização conjunta do Município da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. A iniciativa decorreu em dez restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que apresentaram nas suas ementas diversas iguarias em que o peixe do rio era o principal ingrediente.
Ao longo do festival, foram disponibilizados 14 pratos de peixe do rio em dez restaurantes aderentes: Cartucho do Rio (Bonjardim Boutique Restaurante), Ceviche de Achigã e Filete de Lúcio-perca com açorda de tomate e ovas fritas (Casa Velha e Sr. Cozinheiro), Carpa grelhada com batata salteada e migas e Lúcio frito com molho de cebolada e arroz de feijão (Cimo da Vila), Filete de Lúcio com maionese de agrião (Clube Náutico do Zêzere), Sopa de Peixe do Rio (Grelha 3), Lúcio frito com açorda de peixe do rio (Lampião), Hambúrguer "O Zêzere" e Peixe frito com migas e batatas fritas (Mosi), Cataplana de Peixe do Rio e Marisco (Pecados), Lúcio-perca grelhado com legumes e Lúcio-perca com arroz de feijão (Rotunda) e Ensopado de Peixe do Rio (Tasco da Célia).

Para além da dinamização da restauração local, o festival gastronómico apresentou também uma programação variada, indo ao encontro de todos os públicos: desde a animação musical, passando pelo desporto, valorização dos produtos endógenos e defesa do ambiente.