Feriado Municipal da Sertã comemorado com diversas atividades

Sld-FMunicipal2022   O Município da Sertã comemorou o Feriado Municipal do Concelho, 24 de junho, dia que evoca o nascimento de Nuno Álvares Pereira. As comemorações iniciaram pela manhã com o Hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho, na Sertã, seguindo-se a Eucaristia de celebração do nascimento de Nuno Álvares Pereira, no Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim. Seguiu-se a colocação de coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Filarmónica Aurora Pedroguense.

 

Mais tarde, no edifício da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, decorreu a inauguração da Rota Botânica, no âmbito do Projeto Territórios 5 Sentidos, que envolve os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal.
Manuel Dias, Presidente de Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, deus as boas-vindas e mostrou-se bastante satisfeito pela criação da Rota Botânica em Pedrógão Pequeno, que vem potenciar o turismo de natureza naquele território.
Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Camara Municipal da Sertã, considerou que a "Rota Botânica permite valorizar o património que nós temos, permitindo interpretar o nosso território através das árvores e plantas. (...) Surge integrada numa rota já existente em Pedrógão Pequeno, o Percurso Pedestre Trilhos do Zêzere, "que já de si é muito interessante e, assim, fica ainda mais valorizado. Já é uma rota bastante procurada e as pessoas têm uma nova oportunidade para revisitar a paisagem, agora à luz de uma nova interpretação que é feita a partir deste projeto", referiu Carlos Alberto de Miranda. O autarca sublinhou também que "o destaque regional e nacional que este projeto irá ter dará certamente mais força a esta rota e à vila de Pedrógão Pequeno."


Carlos Alberto de Miranda congratulou-se pela descentralização da comemoração do Feriado Municipal e referiu que "devemos sentir-nos muito honrados e orgulhosos em celebrar a figura de Nuno Álvares Pereira, uma figura maior da História de Portugal, o homem que foi numa primeira fase exemplo de coragem e liderança e, numa segunda fase da sua vida, exemplo de generosidade. Foi alguém que viveu a vida com uma enorme sabedoria e um homem que deve ser uma referência moral para todos nós", concluiu o Presidente da Câmara Municipal da Sertã.


Dora Vitória do Sector de Turismo da Câmara Municipal da Sertã contextualizou o projeto Territórios 5 Sentidos, que une os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal. Tem como objetivo a promoção artística e coesão territorial, com a criação de roteiros turísticos intermunicipais de âmbito cultural, orientados para a valorização da componente histórica e natural dos territórios. A Rota Botânica possui um circuito de 1,1km na vila de Pedrógão Pequeno, estendendo-se por mais 5,4km no vale do Cabril, convidando à descoberta de 12 espécies botânicas: Camélia, Liquidâmbar, Figueira-da-Índia, Gilbardeira, Castanheiro-da-
India, Tília, Lódão-bastardo, Oliveira, Amoreira, Giesta, Urze e Sobreiro.

Fernanda Botelho, especialista em Botânica, que realizou o levantamento científico das espécies botânicas integrantes da rota, referiu que a Rota Botânica é "extremamente importante para levar as pessoas para a natureza, especialmente os mais jovens" (...), "porque a natureza cura. As plantas são cultura (...) e este projecto é muito importante porque leva as pessoas a conhecer, a reconhecer e a valorizar o seu património", finalizou.
A apresentação da Rota Botânica marcou o arranque da "Rota Olhares e Contares do Lado de Lá", a que se seguiu, à tarde, o Festival de Estátuas Vivas na Alameda da Carvalha, na Sertã. Durante a tarde foi possível apreciar sete estátuas: Homem Pedra, Casal Real, Força da Natureza, Figura Quase Impossível, Cauteleiro, Guerreiro Medieval e Vendedor de Castanhas.
A terminar o Feriado Municipal, o Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã acolheu a final do Torneio Luís Gouveia, do qual saiu vencedora a equipa H. N. Automóveis. A classificação ficou ordenada da seguinte forma:
1 - Hugo Nunes Automóveis
2 - Talho Simões
3 - ASCSCDR Maljoga
4 - Intermarché PAN
Foram atribuídos os troféus Melhor Marcador a João Farinha (Hugo Nunes Automóveis), Melhor Jogador a Diogo Farinha (Talho Simões), Melhor Guarda Redes a Marco Godinho (Hugo Nunes Automóveis) e o troféu Fair-Play à equipa CCRDST Codiceira. Na entrega dos prémios esteve presente Rui Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Manuel Gouveia, pai de Luís Gouveia, jogador de futebol sertaginense em memória do qual se realiza o Torneio de Futsal.

As comemorações do Feriado Municipal encerraram a 26 de junho, domingo, com o concerto "Cantar a Terra, Segue-me à Capela", projeto comunitário que levou a música tradicional à Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim. Além do grupo "Segue-me à Capela", integraram o concerto elementos da população que participaram nas oficinas de cantares tradicionais que se realizaram nos dias que antecederam o concerto. Integrado no Projeto "Caminhos das Pessoas" da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo, este espetáculo realizou um périplo por cantares tradicionais, recuperando temas do cancioneiro tradicional português.

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies