Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu extraordinariamente e apela ao cumprimento de medidas

protec civil reun temperaturas sld   Face à declaração de Situação de Contingência e Estado de Alerta Especial Vermelho em que o País de encontra, a Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã (CMPC) reuniu de forma extraordinária, a 11 de julho, nos Paços do Concelho. Até domingo (17 de julho) para o concelho da Sertã e para toda a região centro, o Índice Meteorológico de Incêndio é de nível extremo e excepcional. Na sequência da declaração de Situação de Contingência, o plano Municipal de Emergência e Proteção Civil encontra-se automaticamente ativado.

A presente situação foi a tónica dominante da reunião e, nesse sentido, a CMPC apela à população para as medidas de carácter excepcional em vigor (constantes do Despacho do Governo):
• Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
• Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;
• Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, incluindo motosserras, motorroçadoras de lâminas, discos metálicos ou fio de nylon, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal. Excetua-se o uso da maquinaria e equipamentos mencionados, associados a situações de combate a incêndios rurais.
• Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Nestes dias em que se registam temperaturas máximas elevadas, a mesma Comissão apela ao cumprimento das medidas de autoprotecção recomendadas pela Direção Geral da Saúde (DGS), que visem minimizar a afectação da população em geral, e em especial de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos, crianças, doentes do foro cardio-respiratório, entre outros):
• Procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
• Aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
• Evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
• Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
• Evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
• Escolher as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol;
• Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
• Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24;
• Assegurar que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
• Contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegurar a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
• Ter cuidados especiais, nomeadamente: moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e garantir ingestão frequente de líquidos;
• Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco.

Calor