Etapa Rainha partiu da Sertã - 83.ª Volta a Portugal

Sld-83VAP-Serta22   A Alameda da Carvalha, na Sertã, voltou a viver as emoções do ciclismo com a partida da terceira etapa da 83.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que decorreu no passado domingo, 7 de agosto. A denominada "etapa rainha" ligou a Sertã à Torre (Serra da Estrela) num percurso de cerca de 159 km, composto por três metas volantes e quatro prémios montanha."É um privilégio acolhermos aqui o início da prova mais emblemática da Volta a Portugal" referiu Carlos Miranda, Presidente da Camara Municipal da Sertã, acrescentando que "a Sertã tem uma grande tradição na Volta e os munícipes gostam da Volta", e por isso "tem que haver sempre Sertã na Volta a Portugal". O autarca referiu que esta partida da Sertã foi "possível graças à parceria com os Municípios de Proença-a-Nova, Oleiros e Fundão" que se associaram e contribuíram nesse sentido.

 

A Alameda da Carvalha, Sertã, encheu-se de cor e público para assistir à partida simbólica da terceira etapa da 83.ª Volta a Portugal. A partida real aconteceu depois na Portela dos Bezerrins, onde estava situado o quilómetro zero, tendo caravana de ciclistas seguido para os concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Fundão e Covilhã.

O primeiro ciclista a cruzar a meta na Torre, na Serra da Estrela, foi o uruguaio Maurício Moreira (Glassdrive/Q8/Anicolor). Seguiu-se Luís Fernandes (Radio Popular - Paredes - Boavista) e, em terceiro, Frederico Figueiredo (Glassdrive/Q8/Anicolor).

Há já muitos anos que a Sertã é palco da Volta a Portugal, a maior prova do ciclismo nacional. Em 1976 recebeu pela primeira vez uma chegada (38.ª Volta) que ligou Évora à Sertã, num percurso de 185km, cuja etapa foi vencida por Marco Chagas, constituindo a primeira vitória da sua carreira. O antigo ciclista foi homenageado em 2011 pelo Município da Sertã, 35 anos depois da sua vitória. A Sertã voltou a receber mais duas chegadas em 2011 (73.ª Volta, Covilhã – Sertã) e 2014 (74.ª Volta, Oleiros – Sertã). No que diz respeito ao início de etapas, a Sertã acolheu partidas da Volta em 1976 (38.ª Volta), 2013 (75.ª Volta), 2018 (Etapa Vida da 80.ª Volta a Portugal), 2021 (82.ª Volta) e 2022 (83.ª Volta). Ainda no ciclismo, também a Volta a Portugal do Futuro, prova exclusiva para as jovens promessas do ciclismo, já passou pelo concelho da Sertã: 2021 (Partida e Chegada - Cernache do Bonjardim), em 2019 (Partida e Chegada – Sertã, Av. 25 de Abril) e 2018 (partida em Arganil e chegada a Abrantes, com passagem em Cernache do Bonjardim e na Sertã).

Ao navegar no nosso website, concorda automaticamente com a utilização de cookies. Para saber mais, consulte a nossa Politica de privacidade .

Politica de cookies