«Rota Olhares e Contares do Lado de Lá» homenageou figuras históricas da Sertã

Sld-ROCLDL-Serta   A «Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá» teve a sua apresentação pública na Sertã, no passado dia 21 de agosto, com uma série de atividades que decorreram na capela anexa ao Convento da Sertã Hotel e nas vilas da Sertã e Cernache do Bonjardim.
Este projeto, que envolveu os municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal, resultou da candidatura conjunta "Territórios 5 Sentidos" e pretende valorizar e invocar as figuras históricas, heróicas, causas e figuras lendárias representadas nas estátuas de cada um destes concelhos.

Na Sertã, a apresentação contou com bastante público e compreendeu o lançamento do roteiro literário «Breviário do Tempo Contado» e a inauguração da exposição «Breviário Ilustrado do Tempo Contado», sendo que, em ambos os casos, vários escritores e ilustradores puderam reinterpretar as figuras invocadas nas estátuas, através da sua vida e obra, procurando conferir novo sentido e até um simbolismo diferente a estas representações. Nesta sessão, com moderação a cargo de Dora Vitória, intervieram Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã, António Henrique Antunes, presidente da Câmara Municipal da Castanheira de Pera, Isabel Marto, vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal e os escritores Miguel-Manso e Renato Filipe Cardoso. Participaram ainda, mas em formato online, outros escritores e ilustradores, designadamente Álvaro Laborinho Lúcio, André Neves, Miguel Real, Paulo Moreiras ou Margarida Botelho.

Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã, destacou a "importância deste projeto" e o facto "de unir três municípios, que encontraram na História das suas grandes personalidades um importante elo de ligação". Referência ainda para a presença de muitos familiares ligados às figuras históricas reproduzidas nas estátuas, alguns dos quais deixaram mensagens de agradecimento e falaram sobre a importância dos seus antepassados.

Seguiu-se depois um percurso pelas vilas de Cernache do Bonjardim e da Sertã, onde o jornalista e investigador Rui Pedro Lopes fez uma viagem histórica e biográfica junto de cada uma das estátuas existentes nestas duas localidades. Foram visitadas as estátuas de Libânio Vaz Serra, Nuno Álvares Pereira, D. António Barroso, Ângelo Pedro Farinha, Guilherme Nunes Marinha, Pe. Manuel Antunes e Rogério Marinha Lucas.

À noite, o Cineteatro Tasso recebeu um concerto musical pelo grupo «Rua das Pretas», que veio apresentar o espetáculo «um copo de fado, dois de bossa nova». Este colectivo musical lusófono, criado e dinamizado por Pierre Aderne, registou casa cheia e apresentou temas como "Uma Casa Portuguesa", "Chorava por te não ver", "Fado dos Barcos" e "Vida de Estrela", entre outros.