«Medicina Vai» promoveu saúde junto da população do concelho

Sld-MedicinaVaiSerta0922   O concelho da Sertã acolheu o projeto "Medicina Vai", que trouxe 50 estudantes de Medicina ao concelho da Sertã, de 4 a 9 de setembro. Dinamizado pelo Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), o projeto consistiu na dinamização de diversas ações de promoção da saúde e da qualidade de vida junto da comunidade, um pouco por todo o concelho e abrangendo diversas faixas etárias, desde as crianças aos seniores.

Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, dirige palavras de "agradecimento a todas as entidades que tornaram possível a organização da iniciativa: aos estudantes voluntários da AEFMUP que se entregaram, com dedicação e espírito de partilha, à dinamização das ações e a todas as pessoas que, de forma calorosa e hospitaleira, acolheram o projeto, fatores que contribuíram para o enorme sucesso e impacto comunitário da atividade".

A iniciativa foi bem acolhida pela população que aderiu de forma significativa às várias atividades desenvolvidas. Foram realizados rastreios de diabetes, de hipertensão e de nutrição junto da população em geral e sessões de formação em Suporte Básico de Vida junto dos colaboradores e utentes das instituições particulares de solidariedade social. Foram também realizadas sessões de educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva e campanhas de sensibilização sobre as doenças sexualmente transmissíveis e o uso do preservativo, direccionadas aos jovens. Junto dos mais novos foi dinamizada a atividade "Hospital dos Pequeninos", que possibilitou às crianças das creches e jardins de infância "O Pinheirinho" da Santa Casa da Misericórdia da Sertã e Centro Social São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim o contacto com o mundo hospitalar, num ambiente propício e acolhedor.

A iniciativa foi promovida pelo Município da Sertã e contou com a colaboração de todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho (Santa Casa da Misericórdia da Sertã, Centro Social São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim, Centro Social Nossa Senhora da Confiança de Pedrógão Pequeno, Centro Assistência Social do Troviscal, Centro de Apoio Santa Ana da Cumeada, Centro Social Cultural e Desportivo do Marmeleiro, Centro Social e Bem-Estar da Freguesia da Várzea dos Cavaleiros, Centro Social Nª Srª Assunção do Castelo, Centro de Assistência Social da Freguesia do Cabeçudo e Associação Cultural e Social da Freguesia do Figueiredo), de todas as juntas e uniões de freguesia do concelho, do Agrupamento de Escolas da Sertã, do Projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) "Sertã Envolve", da Paróquia da Sertã, do Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas e da equipa de natação do CCD - Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã.