Revitalização do Largo Dr. Guimarães e Zona Histórica Envolvente com Ligação ao Castelo apresentada ao público

Sld-SessaoPublicaPARU   O Edifício dos Paços do Concelho da Sertã foi palco da apresentação pública da "Revitalização do Largo Dr. Guimarães e Zona Histórica Envolvente com Ligação ao Castelo", numa sessão que registou a participação de moradores e empresários da referida zona.

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu-se àquela sessão, decorrida a 23 de setembro, como sendo "uma boa prática apresentar a obra à população, para que todos possam ter conhecimento antecipadamente e possamos ouvir algumas preocupações (...) para que a obra possa causar o menor impacto possível."

O autarca referiu-se à obra como estando situada numa zona central da Sertã, " zona histórica e cartão de visitas da vila", cuja reabilitação "se reveste de elevada importância não só do ponto de vista urbanístico, mas também humano e cultural, tornando aquela zona mais atractiva e funcional". A obra irá retirar o Largo Guimarães do esquecimento e abandono a que estava votado há mais de uma década, e irá abranger a "criação de estacionamento na zona histórica, respondendo à preocupação não só dos munícipes, em especial dos comerciantes e moradores". "Esta obra irá permitir dinamizar de outra forma esta zona da vila da Sertã, criando um novo acesso ao Castelo".

O Presidente da Câmara referiu a "necessidade de deitar um novo olhar para a zona histórica da Sertã" a partir desta obra, concretamente "os empresários e os privados podem perceber as oportunidades que se abrem neste momento na Zona Histórica da Sertã".

A obra foi apresentada por César Carvalho, Chefe de Divisão da Câmara Municipal da Sertã que contextualizou a obra no contexto do Plano de Ação para a Regeneração Urbana da Vila da Sertã em que está inserida. Apresentou a área de intervenção abrangida pela operação: o Largo Dr. Guimarães, a Rua do Teatro, Rua Dr. Carlos Martins, Rua Dr. Santos Valente, Rua Zeferino Lucas, Beco da Amizade, Escadinhas Maria do Ângelo e Escadinhas de S. José. O público presente demonstrou-se satisfeito com o projeto apresentado, contribuindo com algumas questões e sugestões.

A obra prevê a criação de um parque de estacionamento com 40 lugares, a remodelação de pavimentos com regularização da faixa de rodagem, com minimização de desníveis e reutilização de materiais existentes e alteração do perfil transversal das vias, para que as águas pluviais circulem ao centro da via, eliminando infiltrações nos edifícios do núcleo histórico. Serão renovadas as infraestruturas de abastecimento de água, drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, redes eléctrica e de telecomunicações. Está também prevista a renovação da sinalização rodoviária e aplicação de mobiliário urbano diverso.

A operação tem duração prevista de oito meses e investimento total de 702.486,84€, sendo comparticipada em 374.353,35€ (valor do FEDER correspondente ao saldo máximo disponível no PARU).