Mercado Municipal da Sertã já reabriu

Sld-AberturaVisitaMercado    O edifício do Mercado Municipal da Sertã reabriu portas no passado dia 30 de setembro, após dois anos e sete meses em que foi alvo de obras de requalificação. Na visita que decorreu durante a abertura, Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã contactou de perto com comerciantes e consumidores, aferindo as reacções relativamente às obras realizadas. De um modo geral foi destacada a atractividade do edifício, a organização do espaço e as condições de higiene.

Durante a visita o autarca mostrou-se convicto que o espaço agora reaberto irá não só contribuir positivamente para a "dinamização da economia local", como também "atrair gerações que tradicionalmente não estão tão habituadas a frequentar mercados". Para além do comércio, o autarca referiu que, "os mercados começam também a estar direccionados para outras áreas, como a cultura e o lazer". A oferta do Mercado Municipal da Sertã é variada, apresentando diversos talhos, peixaria, bancas de venda de hortrofrutícolas, e espaços de venda de produtos regionais. Recorde-se que a requalificação daquele equipamento teve início em fevereiro de 2020, período durante o qual o mercado de levante semanal funcionou em instalações temporárias localizadas no parque de feiras da vila.

A intervenção no edifício do Mercado Municipal incidiu na substituição da cobertura, renovação e criação de instalações sanitárias com condições de acessibilidade a cidadãos de mobilidade reduzida, execução de novos revestimentos no interior (paredes e pavimentos) e criação de novos postos de venda mais funcionais e com boas condições de higiene. Foram construídas rampas de inclinação em substituição de escadas, elevador para acesso entre pisos e remodelação da rede eléctrica (com aplicação de luminárias em LED) e das redes de águas, saneamento e águas pluviais. A operação de requalificação comportou um investimento total elegível de 734.391,83€, sendo comparticipada a 85% (624.233,06€) pelo FEDER e os restantes 15% (110.158,77€) suportados pela Câmara Municipal da Sertã.