Projeto “Territórios 5 Sentidos” apresentado no FOLIO

Sld-PT5S-Folio   O Projeto "Territórios 5 Sentidos", que envolve os municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal, e termina a 31 de outubro, teve a sua apresentação final em Óbidos, durante o FOLIO Ilustra, realizado no âmbito da VII Edição de Mostra de Ilustração PIM – O Poder de Imaginar o Mundo. Na ocasião foi apresentado o "Breviário do Tempo Ilustrado" dos três concelhos, numa iniciativa que decorreu na Galeria Ogiva Nova, em Óbidos, a 15 de outubro, tendo sido apresentados os 25 trabalhos de ilustração elaborados para a "Rota Olhares e Contares do Lado de Lá".

Na ocasião estiveram presentes o Presidente do Município de Óbidos, Filipe Correia Daniel, o coordenador da vertente literária do Breviário, Álvaro Laborinho Lúcio, o escritor Paulo Moreiras e a ilustradora Teresa Cortez. A curadoria esteve a cargo de Mafalda Milhões, que salientou o potencial desta candidatura a três, assim como as múltiplas dimensões que encerra. Após conversa com o público, cada município enunciou o valor e potencial do projeto, que termina no final de outubro.

Diana Figueiredo, em representação do Município de Pombal, salientou a importância de ambas as rotas (botânica e dos olhares) naquele município e o papel das bibliotecas no fomento do gosto pela leitura, pela ilustração e pelas artes em geral. "Devem ser ancoradouros onde não se dorme. Locais de partilha e aprendizagem constante". A representar o Município da Sertã, estiveram presentes Victor Farinha, Chefe da Divisão de Cultura, Desporto e Turismo, e Dora Vitória, interlocutora do projeto, que reforçou com algum saudosismo a mais-valia que a abordagem botânica imprimiu à rota na vila de Pedrógão Pequeno. Destacou diversas finalidades que têm sido atribuídas às ilustrações da "Rota Olhares e Contares do Lado de Lá" inaugurada a 21 de agosto, que retratam vultos da história sertaginense nas vilas da Sertã e Cernache do Bonjardim: desde exposições itinerantes pelos três municípios, ao FOLIO, a estabelecimentos de ensino e edifícios do poder local, até a residências dos familiares das estátuas enaltecidas. "É de sublinhar a vertente turística e cultural deste projeto (...) que deixa legado, assim como a possibilidade de continuidade a outras espécies botânicas e percursos, num futuro próximo". Cristina Bernardo, em representação do Município de Castanheira de Pera, espelhou a mensagem dos municípios parceiros que já tinham tomado a palavra, e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os criativos intervenientes na candidatura.

Refira-se que a «Rota Olhares e Contares do Lado de Lá» do concelho da Sertã foi apresentada no mês de agosto, tendo sido pautada por diversas atividades como o lançamento do roteiro literário «Breviário do Tempo Contado», a inauguração da exposição «Breviário Ilustrado do Tempo Contado», o percurso poético e o espetáculo de música "Rua das Pretas". Anteriormente, a 24 de junho, Feriado Municipal do Concelho da Sertã, foi inaugurada a Rota Botânica em Pedrógão Pequeno e realizado o Festival de Estátuas Vivas na Alameda da Carvalha, na Sertã. As diversas iniciativas integraram-se no projeto "Territórios 5 Sentidos" que tem como premissas a promoção turística e coesão territorial.