Concelho da Sertã promovido em Encontro de Química dos Alimentos

Sld-SrtENQA   O concelho da Sertã foi promovido no XVI Encontro de Química dos Alimentos, que decorreu na passada semana, na cidade de Castelo Branco. Dirigido a todos os cientistas de alimentos da academia, o encontro versou variadas temáticas recentes e emergentes relacionadas com os alimentos, tendo decorrido de 23 a 26 de outubro. Estiveram presentes mais de 300 participantes, oriundos não só de Portugal mas também de outros países, incluindo investigadores nas áreas das ciências dos alimentos, representantes de agências nacionais e internacionais, empresas, academia e indústria, entre outros, numa iniciativa promovida pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

Para além da presença institucional no evento, com stand promocional, o Município da Sertã brindou os presentes com uma degustação de produtos regionais do concelho da Sertã: filhós, merendas, queijo, enchidos, bucho recheado, Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim e Maranho da Sertã.

Para Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, a promoção do concelho da Sertã naquele encontro revestiu-se de elevada importância, quer pela temática, quer pelo público-alvo. A autenticidade de alimentos constava nas temáticas abordadas e, de acordo com o autarca, este encontro constituiu "uma excelente oportunidade para divulgação não só do concelho da Sertã, mas também dos seus produtos endógenos, onde assume especial protagonismo o Maranho da Sertã que, pela sua autenticidade, recebeu este ano a Indicação Geográfica Protegida da União Europeia".

Refira-se que a sessão de abertura do encontro contou com discursos de Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Ofélia Anjos, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco e membro da Comissão Organizadora, Artur Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Química, Ana Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.