Academia Sénior da Sertã realizou visita cultural à Serra da Estrela

Sld-AcadSenSE22   A Academia Sénior da Sertã, após o início do ano lectivo, realizou uma visita cultural à Serra da Estrela, no início de novembro. Integrada no seu Plano Anual de Atividades, a visita cultural contou com a participação de cerca de cem participantes, entre alunos, professores e equipa de coordenação da Academia. A viagem incluiu visitas à Torre (ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal Continental), à aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, e ao Museu do Pão, no concelho de Seia.

Considerado uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado à temática do pão em todo o mundo, o Museu do Pão revelou-se uma experiência multissensorial sobre o património do pão português, possibilitando aos participantes recordarem memórias de antigamente. Constituiu uma oportunidade única para se deleitarem com a história e as atividades, cultivando a vontade de aprender, princípios comuns aos objetivos da Academia Sénior da Sertã.

"A Academia Sénior, é sem dúvida um projeto que traz bem-estar e confere qualidade de vida aos munícipes que vivenciam a terceira juventude", referiu Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã. "A palavra 'sénior' ou 'idoso' não são sinónimo de inatividade, bem pelo contrário, dão-nos o sinal que reconhecem que a aprendizagem é feita ao longo de toda a vida, podendo ser uma mais-valia na definição de novos objetivos e, por que não, de novos projetos de vida. Prova disto, foi esta visita à Serra da Estrela, que permitiu não só o convívio salutar, como a aquisição de novos conhecimentos (históricos e de tradições), no Museu do Pão, em Seia," concluiu a autarca.

Esta visita cultural, realizada a 4 de novembro, decorreu na sequência do arranque do ano letivo 2022-2023 da Academia Sénior da Sertã, que iniciou a 10 de outubro. Recorde-se que a 7 de outubro, a Casa da Cultura da Sertã acolheu a apresentação pública do ano letivo, onde foram recebidos novos e antigos alunos e apresentados os professores, que exercem a função em regime de voluntariado. Foram também apresentados os horários das disciplinas e das temáticas a abordar ao longo do ano letivo entretanto iniciado, em que estão matriculados cerca de 160 alunos. A oferta formativa inclui diversas disciplinas semanais: Agulha e Linha, Atividade Física, Bordado de Castelo Branco, Bordado Clássico, Cozinhar Com Emoção, Dança, Francês, História Mundial, Informática, Movimento e Respiração, Música, Pergamano, Pintura a Óleo, Pintura em Cerâmica, Pintura em Tecido e Temáticas Sociais. Integram ainda aquela oferta temáticas mensais e quinzenais (Alimentos Funcionais, Inglês e História Local) e aulas avulsas (Finanças, Macramé, Movimenta a Mente e Tricotar Com Carinho).

A Academia Sénior da Sertã surgiu em Outubro de 2010, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado social.

Para matrículas e informações adicionais, os interessados deverão contactar o Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, pessoalmente, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , ou pelo telefone 274600300.