Concurso Nacional premeia Leitura em Voz Alta

Conc leitura voz alta 23 sld   Está já a decorrer a terceira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes) e da empresa Palser, também sediada na Sertã, que surge no âmbito da Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler.

Este concurso, que registou um enorme sucesso nas duas edições anteriores, destina-se às Bibliotecas Escolares de Portugal, do ensino público ou privado, do ensino regular ou profissional, através da participação de alunos com idade igual ou superior a 12 anos.

Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio, com uma duração até 120 segundos, com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha.

As propostas deverão depois ser enviadas até ao dia 28 de abril de 2023, altura em que um júri de três elementos procederá à avaliação das mesmas, escalonando-as em duas categorias – a categoria A para alunos dos 12 aos 15 anos e a categoria B para alunos com idade igual ou superior a 16 anos.

Serão, posteriormente, definidos os três primeiros prémios a atribuir por cada uma das categorias a concurso, no valor total de 2500 euros. Os primeiros classificados recebem 1000 euros cada. Esta importância monetária reverte para a Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino a que o aluno pertence e terá de ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar. Refira-se que os alunos que tenham participado nos trabalhos premiados recebem um voucher em livros no valor de 40 euros. Além disso, todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada ou tenha recebido Menção Honrosa têm a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na Maratona de Leitura.

Os vencedores serão divulgados publicamente no final do mês de junho de 2023 no sítio de internet www.maratonadeleitura.pt e o prémio será entregue durante uma cerimónia a acontecer no âmbito da 11.ª edição da Maratona de Leitura.

Para as entidades organizadoras, este concurso "segue a matriz identitária da Maratona de Leitura e procura novas formas de aprofundar os seus objetivos, ou seja celebrar a leitura em voz alta e promover hábitos de leitura na comunidade".
O regulamento do concurso e outras informações relevantes estão disponíveis no site www.maratonadeleitura.pt .

Conc leitura voz alta 23 crtz